Importância da manutenção preventiva do ar-condicionado

Sabe aqueles meses em que tudo na casa parece quebrar ou parar de funcionar? Imprevistos com aparelhos eletrônicos e itens domésticos são comuns e compreensivelmente irritantes. No entanto, é possível reduzir um pouco o estresse com a manutenção preventiva do ar-condicionado.

Essa manutenção é essencial para garantir a segurança, saúde e bem-estar de quem frequenta o ambiente climatizado. Entenda como ela pode te ajudar a evitar falhas e conheça tudo sobre os parâmetros ideais para uma manutenção preventiva de qualidade.

Confira aqui no Blog do Seu Paschoal algumas dicas para realizar a instalação corretamente.

O que é manutenção preventiva e corretiva em ar-condicionado?

A manutenção preventiva de um ar-condicionado permite antecipar qualquer problema que possa surgir no aparelho. No processo, são verificadas a qualidade das peças, a limpeza do interior e outros fatores que, quando danificados, poderiam prejudicar o funcionamento.

É importante fazer a revisão periódica do seu aparelho de ar-condicionado.
É importante fazer a revisão periódica do seu aparelho de ar-condicionado.

Já a manutenção corretiva, parte do plano de manutenção, operação e controle dos climatizadores (PMOC), consiste nas trocas de peças caso haja problemas a corrigir. Aqui, pode ser que você esteja lidando com mau cheiro no ar-condicionado, ou excesso de barulho no aparelho. Nesse caso, talvez seja necessário ajustar algo para melhorar o funcionamento e evitar problemas maiores.

Ambas são essenciais para manter o aparelho funcionando com eficiência e qualidade, e as questões vão muito além da parte elétrica. Parte indispensável desse trabalho é, também, garantir excelência no tipo de ar que é climatizado. Afinal, deve ser limpo e livre de agentes nocivos para o organismo, sejam bactérias ou outros contaminantes.

Qualquer ambiente, como empresas, grandes edifícios e mesmo residências precisam de um plano de manutenção, operação e controle de aparelhos climatizadores. Em casos corporativos, isso é exigido por lei e verificado pelo órgão sanitário municipal.

Qual a importância da manutenção preventiva do ar-condicionado?

Parte do processo de manutenção preventiva do ar-condicionado é garantir e manter uma limpeza correta e periódica em toda sua estrutura. Ela é importante porque permite evitar qualquer falha que torne o equipamento inoperante ou impróprio para o uso.

Além disso, cuidados prévios permitem diminuir o nível de poluentes emitidos no ambiente pelos climatizadores, bem como aumentar a vida útil do aparelho. Garantir a boa qualidade do ar também ajuda a evitar qualquer tipo de problemas respiratórios.

Outras vantagens de dedicar tempo com a manutenção preventiva são:

  • economia: quando danificado, o ar-condicionado consome mais energia para conseguir funcionar;
  • eficiência do aparelho;
  • prevenção contra bactérias e mofo.

Por fim, para empresas, a manutenção é obrigatória para atender a normas de segurança e da vigilância sanitária.

Qual a periodicidade indicada de manutenção preventiva em ar-condicionado?

A periodicidade de verificação e manutenção preventiva em climatizadores precisa ser feita quinzenalmente ou, ao menos, mensalmente. Isso principalmente pelas questões de limpeza necessárias para um funcionamento sem riscos à saúde.

Mas atenção: caso você use o aparelho com muita frequência (algo comum em períodos mais quentes, como no verão), é fundamental limpar o ar-condicionado com periodicidade maior. Isso garante que poeiras e resíduos não irão danificar nenhuma peça.

O que é avaliado na manutenção preventiva do ar-condicionado?

Ao conferir o estado do ar-condicionado, há uma ficha de manutenção listando todos os componentes elétricos do aparelho e seu funcionamento. Ela é utilizada para checar um a um, permitindo identificar eventuais falhas sem pular nenhum detalhe.

Além disso, devem ser analisados:

  • as condições do local caso haja necessidade de prevenção de incêndios;
  • problemas com água pingando;
  • a presença de qualquer item que influencia na mudança de funcionamento;
  • o possível desgaste das peças devido ao uso irregular;
  • possíveis fatores que possam causar falha elétrica;
  • quaisquer interferências na rede e no funcionamento;
  • condições de limpeza.

Depois dessa avaliação, o técnico responsável pode traçar um plano de ação definindo o que precisa ser feito para prevenir falhas. Em alguns casos, pode ser necessária a intervenção corretiva, com a troca e substituição de peças.

Há algumas ações que você pode tomar para assegurar o funcionamento do ar-condicionado na sua casa.

Como fazer a manutenção preventiva?

Recomendamos que você conte com a avaliação de um profissional técnico ao menos uma vez a cada seis meses. No entanto, há algumas ações que você pode tomar por conta própria para garantir a qualidade do ar-condicionado.

A limpeza dos filtros do ar-condicionado é fundamental para a vida útil do aparelho.
A limpeza dos filtros do ar-condicionado é fundamental para a vida útil do aparelho.
  • limpe o filtro do ar-condicionado semanalmente: caso os filtros estejam desgastados, substitua-os;
  • verifique o encaixe das peças de drenagem ao menos uma vez ao mês;
  • limpe as aletas e peças de drenagem ao menos uma vez ao mês;
  • faça uma revisão completa de todos os componentes uma vez a cada seis meses;
  • confira o funcionamento da hélice uma vez a cada seis meses;
  • confira a qualidade e higienização da tubulação ao menos uma vez ao ano: isso é importante para evitar o acúmulo de lodo, mofo e fungos.

Além disso, confira periodicamente a fixação dos parafusos e dos suportes e a tensão da rede elétrica, principalmente se o ar-condicionado for monofásico.

Mais do que uma obrigação: um cuidado importante!

Como já demonstramos, a manutenção preventiva é uma ferramenta de proteção para o ar-condicionado. Não estamos falando apenas de uma necessidade empresarial para seguir normas. Ela é igualmente importante em residências e garante as melhores condições no uso do aparelho para a climatização do seu espaço.

Se você não realiza a manutenção há muito tempo, ou gostaria de um ponto de vista técnico para garantir que está tudo bem, contrate um técnico de manutenção da Agyx!

A Agyx, é parceira da Frigelar e garante os melhores profissionais especializados para a instalação e manutenção do seu ar-condicionado. Afinal, é uma empresa referência nos segmentos de climatização e refrigeração.

E precisando de ar-condicionado para se preparar para o início das altas temperaturas, aqui na Frigelar você encontra os melhores modelos para a sua necessidade. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Acompanhe a Frigelar