Degelo a gás quente ficou mais seguro

Numa das minhas últimas compras de peças, lá na Frigelar, acabei descobrindo uma novidade da Danfoss que faço questão de compartilhar com você.

Estou falando da válvula solenoide ICSH para injeção de gás quente nos evaporadores, recurso muito usado na refrigeração industrial. Ela só permite a abertura completa depois de uma primeira fase, quando libera cerca de 20% do fluxo.

Na prática, é uma forma mais suave de fazer o degelo para evitar os conhecidos choques hidráulicos, que muitas vezes põem em risco a segurança da instalação.

Para evitar esses problemas, ela foi desenvolvida de acordo com as recomendações de segurança mais recentes do Instituto Internacional da Refrigeração com Amônia (IIAR, na sigla em inglês).

Outra característica que chamou muito a minha atenção é a economia de espaço na obra permitida pelo design compacto dessa válvula.

Também achei bastante interessante a possibilidade de usá-la em obras que já possuam outras famílias de componentes Danfoss. A ICSH é totalmente compatível, por exemplo, com a plataforma ICV. Além disso, seu módulo de função é intercambiável com as linhas ICS e ICF da indústria dinamarquesa.