Senai melhor ainda

O Laboratório de Refrigeração Comercial da Escola Senai “Oscar Rodrigues Alves” está novinho em folha, sabia?

Com 450 m², o espaço passou por retrofit para substituir a utilização de HCFC por HFC e teve trocados seus racks de resfriados e os condensadores, além do sistema de automação e controle.

Um dos fornecedores mais tradicionais do mercado que participaram da obra foi a Danfoss, que doou soluções como o Adap-Kool, Interface Homem Máquina (IHM), controladores eletrônicos e válvulas eletrônicas de última geração.

A Bitzer também marcou presença na reforma, oferecendo dois racks para o fluido R-507A, com as capacidades de 13,64 kW e 13,05 kW. Eles utilizam modernos sistemas de retorno de lubrificante a alta pressão, com mais de 95% de eficiência na separação entre óleo e refrigerante.

Localizada no bairro paulistano do Ipiranga, a unidade tem registrado uma média anual de cinco mil alunos nos seus cursos regulares e logo, logo vai receber mais de 900 inscritos para os treinamentos gratuitos do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, cursos que valem bastante a pena fazer.

Rack de compressores da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves
Racks de compressores do Senai Ipiranga foram reformados com apoio das indústrias do setor de refrigeração e ar condicionado