Bem cuidada, recolhedora vai longe

Você sabe muito bem, meu amigo, que um dos equipamentos mais caros e importantes do nosso dia a dia é a recolhedora de fluido refrigerante.

Nada melhor, então, do que conservá-la muito bem para que dure os cerca de dez anos de vida útil previstos por fabricantes da área.

Um dos primeiros cuidados a tomar se refere à tela de filtro de malha existente na porta de entrada do aparelho. Ela deve ser inspecionada antes de cada trabalho e limpa ou substituída sempre que estiver excessivamente suja ou entupida.

Existe em nosso meio até quem recomende a troca do filtro secador antes de um novo recolhimento, principalmente se houver compressor queimado no sistema, conhecida causa de sujeira e óleo espalhados.

Mas a gente sabe que alguns colegas nem sequer usam esse componente em sua recolhedora, prática prejudicial não só para o aparelho em si, como também a própria máquina reparada, com a possível entrada de partículas no compressor e a consequente perda de rendimento de todo o conjunto.

Outra providência recomendada é a purificação da recolhedora após cada serviço, a famosa purga, evitando assim que eventuais misturas de refrigerantes acabem causando contaminações cruzadas nos próximos trabalhos, além de diminuir o desgaste do rolamento do cárter.

Se houver óleo dentro do sistema, uma prática igualmente recomendável é aplicar fluido passante no equipamento, procedendo a limpeza final com R-141b.

Por fim, fique esperto para alguns sinais típicos de problemas na recolhedora. Se ela demorar muito para atingir uma pressão alta ou se apresentar batidas e ruídos estranhos ao operar, pode ser necessário substituir vedações, rolamentos e válvulas.

Bem, agora você está sabendo como cuidar melhor desse inseparável companheiro da nossa rotina.

Na próxima conversa sobre esse assunto, vou falar sobre a hora de reparar ou substituir o equipamento.

Até lá!