Vantagens no monitoramento das instalações de um sistema refrigerado

A otimização dos sistemas HVAC-R por meio de tecnologias que melhoram as performances, tem sido alguns dos diferenciais para o desenvolvimento de soluções que administram unidades frigoríficas e ar-condicionado. Além do controle do sistema, elas também gerenciam análises de desempenho e consumo. Mas quais as vantagens ao realizar o monitoramento das instalações de um sistema refrigerado? Confira aqui no Blog do Seu Paschoal!

Vantagens nas instalações de um sistema refrigerado

Para garantir a qualidade dos produtos comercializados, os sistemas de frio alimentar realizam supervisão local monitorada em tempo real sobre as atividades nos balcões expositores, câmaras de armazenagem e sala de máquinas, atuando através de gráficos de desempenho e detecção de alarmes.

A utilização do dispositivo de monitoramento adequado garante diversas facilidades, como monitorar diferentes dispositivos, receber notificações de alarme, acessar remotamente e poder definir parâmetros de funcionamento.

Essas medidas geram maior segurança, confiabilidade e economia. Para que essas vantagens sejam realidade, é fundamental que o monitoramento seja feito através de um hardware dedicado, com controle refinado de acessos, possibilitando diversificar os níveis de usuários.

Para ficar atento as notificações, alarmes e atividades que estão sendo monitoradas, é necessário ter diferentes canais de comunicação integrado ao sistema, como aplicativo de mensagens, e-mails e etc. São essas características que irão possibilitar reações rápidas em caso emergenciais.

CAREL desenvolve sistemas importantes para o monitoramento

Com mais de 50 anos de experiência em aplicações HVAC-R, a CAREL desenvolve interfaces já preparadas com base no tipo de usuário (instalador, técnico de manutenção ou administrador do sistema) e em sua utilização, de tal modo que torna a ligação do sistema mais simples, rápida e segura.

A flexibilidade para integração de dispositivos utilizando protocolos HVAC-R padrão, assim como a compatibilidade com dispositivos móveis, são pontos chaves para a seleção de um produto confiável para o monitoramento local.

Com a evolução tecnológica no segmento de refrigeração, um sistema com monitoramento flexível, proporciona ao usuário a liberdade de utilizar outros dispositivos e ter uma solução mais customizada.

A família de supervisório CAREL, nomeada boss, possui acessibilidade de programação e operações diárias para diversos dispositivos de leitura, sendo móveis (Tablets e celular) e fixos (Monitores e display), essa característica se dá em razão de sua capacidade de adaptação automática às páginas do sistema. Além disso, tem a possibilidade de integrar dispositivos de terceiros e em sistemas BMS usando os protocolos HVAC-R padrão mais populares.

Os modelos de supervisórios da CAREL podem ser utilizados desde pequenas lojas de conveniência, até grandes hipermercados e instalações em geral. O boss Micro, mais recente lançamento de supervisório da família boss, foi projetado para aplicações com até 15 unidades monitoradas, proporcionando a tecnologia da supervisão para pequenas instalações.

Essa alternativa de supervisório para instalações enxutas, proporciona a mesma experiência do usuário e funções avançadas de gerenciamento, que um sistema de grande porte. Uma solução completamente navegável a partir de dispositivos móveis, desde o comissionamento até o acesso diário para a manutenção do sistema, que também pode comunicar com os principais protocolos HVAC-R.

Além disso, possibilita otimizar o desempenho do sistema através de uma ampla escolha de componentes SW adicionais, como gerenciamento da pressão de sucção do rack do compressor ou painel de índices de desempenho.

Mais sobre o monitoramento boss

O monitoramento boss permite ao usuário, proprietário do negócio ou responsável pela manutenção, acessar em tempo real, todas as variáveis existentes nos dispositivos de sua instalação.

A versatilidade do sistema possibilita criar diferentes níveis de acesso, gerar relatórios, alarmes e gráficos, garantindo a melhor gestão do negócio, a partir das tendências que podem ser analisadas e evidenciando situações que conduzirá o usuário a adesão de procedimentos mais assertivos para alcançar melhores desempenhos.

Toda linha de produtos CAREL, possibilita a comunicação com o sistema de supervisão, desde controladores para Rack de Compressores, termostatos eletrônicos ou controle de válvula de expansão eletrônica, até controladores para ar-condicionado e outras cargas.

Termostatos e válvulas de expansão eletrônica

Dos produtos CAREL, com viés voltado à refrigeração comercial e que possibilitam a comunicação com o dispositivo de supervisão, vamos destacar os termostatos eletrônicos da linha Easy e as válvulas de expansão eletrônica, com controles EVD Ice ou Mini.

Os termostatos eletrônicos da linha Easy foram desenvolvidos para controlar a temperatura e o degelo nos alimentos resfriados ou congelado. Eles possuem display de alta eficiência para facilitar a visualização a distância, vedação frontal com proteção IP 65 para mitigar a passagem de resíduos sólidos e água dentro do controlador, além de funções importantes diretamente no display.

Com um conversor, possibilitam a comunicação na rede serial para conectar-se ao dispositivo de supervisão. Essa conexão do termostato a um dispositivo de supervisão dará ao usuário a liberdade de alterar parâmetros, visualizar status, alarmes, entre outros, tudo remotamente.

Já as válvulas de expansão eletrônica, com controles EVD Ice ou Mini, substituem as válvulas termostáticas, no controle do superaquecimento. Com foco na melhoria da eficiência energética e redução de danos ao sistema refrigerado, elas asseguram um superaquecimento estável e garantem máxima flexibilidade de instalação.

A precisão e a eficiência de um sistema de refrigeração com válvula de expansão eletrônica fica evidente quando é conectado ao sistema de supervisão. Nesse caso, é possível visualizar simultaneamente os dados de estabilidade do superaquecimento que estão sendo monitorados e prever ações de correção com facilidade.

Em suma, a adesão de tecnologia de monitoramento local, atrelado aos dispositivos e variáveis adequadas para o monitoramento, permite uma análise estratégica do sistema refrigerado. Assim, auxiliando na redução do consumo, promovendo mais confiabilidade e possibilitando uma rápida atuação de forma preventiva ou preditiva.

Gostou do nosso conteúdo? O que você acha sobre o monitoramento das instalações de um sistema refrigerado? Aqui na Frigelar você encontra as melhores opções para sistemas de refrigeração. Acompanhe a Frigelar no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa. Até a próxima!

Acompanhe a Frigelar