Como posso regular o pressostato de maneira correta?

Um ambiente climatizado confortavelmente requer que o compressor trabalhe com eficiência e de maneira correta. Entre suas ações de armar e desarmar, é fundamental que o pressostato esteja funcionando corretamente. Mas para garantir esse bom funcionamento, como posso regular o pressostato?

Aqui no Blog do Seu Paschoal, vamos explicar mais sobre o pressostato e como realizar a regulagem de quando ele deve ligar ou desligar, de acordo com a pressão.

Para que serve o pressostato de um compressor?

Antes de explicarmos como regular o pressostato, devemos explicar mais sobre esse item tão importante para o sistema de ar-condicionado.

O pressostato é responsável por monitorar a pressão no sistema e desligar o compressor quando a pressão máxima é alcançada e ligá-lo novamente quando a pressão mínima é atingida.

Ele é composto por um interruptor que é acionado, na maioria das vezes, por uma espécie de mola (ou diafragma) que responde à pressão do ar no sistema. A mola está calibrada para abrir ou fechar o interruptor quando atingir uma determinada pressão.

Assim, o pressostato desliga o compressor quando a pressão do ar no sistema atinge o nível máximo permitido. Esse nível vem de fábrica com um padrão, mas pode ser modificado pelo profissional técnico, como explicaremos abaixo. Isso evita que o sistema fique sobrecarregado e possa sofrer danos.

Quando a pressão do ar cai abaixo do nível mínimo permitido, que também pode ser redefinido por profissional, o pressostato liga o compressor novamente para reabastecer o sistema com ar e voltar a trabalhar para climatizar o ambiente de forma confortável.

O pressostato é um componente vital em um compressor, pois garante que ele opere dentro dos limites de pressão seguros e eficientes. Alguns modelos possuem uma válvula de alívio que libera a pressão do sistema se ela se tornar muito alta. Isso é uma medida de segurança importante para evitar que o sistema sofra danos ou até mesmo cause problemas maiores.

Pressostato Danfoss Alta/Baixa -0.2 A 7.5 Bar / 8 A 32 Bar Reset Automático e Manual.

Confira na Frigelar: Pressostato Danfoss!

Como regular o pressostato de maneira correta?

Para iniciar a explicação, é fundamental saber o local onde o pressostato pode e deve ser regulado, se for necessário. O ajuste se dá através de dois parafusos que geralmente estão localizados na parte superior ou lateral do pressostato.

Esses parafusos se chamam “ajuste do principal” e “ajuste do diferencial”. Basicamente, as pressões para armar e desarmar o compressor podem ser alteradas ao girar esses parafusos. Gire o parafuso no sentido horário para aumentar a pressão ou no sentido anti-horário para diminuir a pressão.

Mas qual a diferença entre os dois parafusos do pressostato?

O primeiro parafuso, o da esquerda, ao ser girado irá modificar as pressões de ligar (armar) e desligar (desarmar) ao mesmo tempo.

Por exemplo: em um pressostato onde com 80 psi ele arma e com 120 psi ele desarma, ao girar no sentido anti-horário irá diminuir, passando por exemplo para 60 psi ligar e 100 psi desligar. Nesse exemplo, ele sempre manterá 40 psi a diferença.

Já o parafuso da direita serve para modificar apenas a pressão de desligar. Isso serve para quando o profissional deseja aumentar a diferença entre o armar e o desarmar do compressor.

Por exemplo: o profissional deseja deixar a pressão em 60 psi e 110 psi. Para isso, ele primeiro deverá baixar no primeiro parafuso até chegar em 60 psi e 100 psi e então, no segundo parafuso (da direita), aumentar 10 psi. Assim, manterá os 60 psi de ligar e passará a pressão de desligar para 110 psi.

Dicas extras sobre como regular o pressostato do compressor

Vale lembrar que cada compressor tem suas indicações de pressão para armar e desarmar. Isso também irá variar conforme o fluido refrigerante utilizado e o modelo de aparelho.

É importante ficar atento a informação da etiqueta do compressor ou do manual do aparelho. Se a etiqueta indicar que o máximo é 120 libras (psi), por exemplo, então é mais seguro deixar que ele feche um pouco antes, por isso utilizamos o exemplo em 110 psi acima.

Ao citar o limite na etiqueta do compressor, ele já conta uma margem de segurança, mas diversos profissionais optam mesmo assim em ficar ainda mais precavidos, deixando uma margem de segurança ainda maior e não no limite de 120 psi.

Após definidas as pressões de ligar e desligar, o ideal é colocar uma espécie de trava rosca sobre os parafusos para que eles não se movam e fiquem parados em segurança e com a pressão desejada.

Gostou da nossa explicação? Vale lembrar que na Frigelar você sempre encontra as melhores opções em peças, compressores e demais equipamentos e suportes para o seu ar-condicionado. Fique por dentro das ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar