Soldas FOSCOPER e SILFOSCOPER – Diferenças e Aplicações

As ligas FOSCOPER e SILFOSCOPER, são da mesma família, confundindo alguns refrigeristas no momento da decisão de qual solda investir para cada aplicação. As diferenças básicas ocorrem na composição química de cada uma, nas aplicações e no resultado final da brasagem. Mas você saberia dizer quais são as diferenças das soldas Foscoper e Silfoscoper e onde elas são aplicadas?

Aqui no Blog do Seu Paschoal, você vai entender quais as diferenças entre as ligas Foscoper e Silfoscoper, e também em qual solda investir para cada aplicação. Confira!

Diferenças e aplicações

A liga FOSCOPER é composta de cobre e fósforo, já a liga SILFOSCOPER, além dos dois elementos anteriores, contém também a prata na sua composição. Devido a aparência similar destas varetas, muitas vezes pode ocorrer mistura e troca da solda ideal no momento da aplicação em um equipamento, ou mesmo nas instalações em obras.

Um dos diferencias das varetas Harris é a gravação da origem (Harris) e o percentual de prata (0, 2, 5 ou 15) no corpo da vareta em alto relevo. A foto abaixo ilustra nossas gravações, as quais facilitam a identificação do produto, evita mistura e uso errado e eventuais erros no momento da compra e armazenagem.

Brasagem e cuidados necessários

A brasagem é um processo crucial para a qualidade de qualquer sistema de refrigeração. Mesmo selecionando os melhores equipamentos, gás, isolante, válvula e demais integrantes do sistema, basta apenas um ponto de brasagem apresentar um vazamento e tudo fica comprometido e sem funcionamento.

Para que se tenha sucesso no processo de brasagem, além da seleção adequada da solda e sua qualidade, indicamos que sigam as orientações contidas no Manual de Brasagem da Harris quanto ao corte do tubo, limpeza das áreas de brasagem, utilização correta do fluxo para desoxidação, montagem dos tubos e conexões, ajuste da chama e distribuição do aquecimento.

Confira o Manual de Brasagem da Harris para acompanhar todas as orientações!

Os cuidados com a segurança devem sempre estar presentes por quem realiza a brasagem. Manipular o maçarico e peças extremamente quentes, requer a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’S) adequados, tais como: luvas, óculos especiais, avental anti-chamas e máscara para cobrir o rosto. Além dos cuidados com a manipulação do fluxo de brasagem, quando o mesmo se fizer necessário.

FOSCOPER

Comercializado pelas lojas de refrigeração no formato de vareta, a solda FOSCOPER é uma liga composta de Cobre e Fósforo utilizada para brasagem de cobre com cobre e cobre com latão ou bronze.

Diante de outras ligas utilizadas para união dos metais citados acima, o FOSCOPER possui baixo custo e é utilizado em tubulações de cobre até ½” e em ar condicionado no mercado de refrigeração residencial com baixa vibração.

Ao utilizar o FOSCOPER para retrabalhos, recomenda-se usar o SUPER FLUXO PRATA da Harris, pois este aumentará o nível de desoxidação necessário para a fluidez da solda. Este fluxo também se faz necessário para união de cobre com latão ou bronze. Lembrando que brasagem na união de tubos de cobre com cobre, não é necessário o fluxo.

IMPORTANTE – O Brasil é um dos poucos países onde ainda se faz uso de varetas de FOSCOPER banhadas. Esse banho na cor prata é utilizado em processos antigos de fabricação da solda, em que são utilizados muitos produtos químicos que geram contaminação do metal de solda e deixam a vareta com um aspecto muito ruim. O banho é uma forma de dar ao produto em melhor aspecto.

Este banho não tem qualquer influência positiva ou negativa no resultado da brasagem, porém pode ser agressivo à saúde do refrigerista que o utiliza, além de ser um agente extremamente agressivo ao meio ambiente por ser à base de cianetos.

Prefira o uso dos produtos Harris, fabricados com a mais alta tecnologia que permite a eliminação do banho e de produtos químicos em seu processo, não agredindo assim a sua saúde nem o nosso meio ambiente.

SILFOSCOPER

A solda SILFOSCOPER também é composta de cobre e fósforo, porém temos a adição da prata, sendo 15% de prata (HARRIS 15), 5% (HARRIS 5) e 2% (HARRIS 2). Quanto maior o teor de prata, maior sua resistência à vibração e conformação dos tubos próximos a região brasada.

Elas também são disponibilizadas em sua maioria no formato de varetas e indicadas para união de cobre, bronze e latões.

Confira este produto na Frigelar: Solda Silfoscoper 15% Prata 2.5mm X 500mm Harris Brastak

A solda SILFOSCOPER é muito utilizada em equipamentos de refrigeração e climatização industrial e comercial, e também nas instalações de sistemas com alta pressão e vibração, visto sua boa ductilidade (capacidade de deformação à frio e resistência à vibração).

Similar ao foscoper, também se faz necessária a utilização do SUPER FLUXO PRATA da Harris nas brasagens de cobre com latões e bronzes, além dos retrabalhos de cobre com cobre. Para brasagem de cobre com cobre não é necessária a utilização do fluxo.

Que diferença faz a prata na solda?

A adição de prata na solda aumenta sua ductilidade da junta brasada, suportando maiores vibrações, como é o caso de sistemas de refrigeração maiores, como os utilizados em supermercados, transporte, câmaras frias e ar condicionados centrais. Muitas vezes os mecânicos optam por utilizar o foscoper (isento de prata) nestas aplicações devido seu menor custo, mas acumulam riscos de trincas e vazamentos nas juntas, perdendo grandes cargas de gases e deixando os clientes insatisfeitos.

Desta forma, a escolha ideal da liga de solda de acordo com a junta a ser brasada faz toda diferença no resultado do trabalho. A Harris criou uma tabela orientativa para o refrigerista selecionar a liga mais adequada, levando em consideração apenas os diâmetros de tubo para que se tenha uma forma rápida e fácil de seleção da liga ideal:

Lembre-se, as varetas Harris vêm com gravação em alto relevo indicando o percentual de prata contido na solda: 0% (Foscoper), 2%, 5% e 15% (Silfoscoper).

Diferença de aplicação das soldas FOSCOPER e SILFOSCOPER

Em resumo, as soldas SILFOSCOPER e FOSCOPER possuem indicações de aplicações muito semelhantes, porém as ligas contendo prata (Silfoscoper) apresentam melhores resultados quando há vibração e/ou necessidade de conformação dos tubos após a brasagem.

Empresa parceira da Harris, na Frigelar você encontra todas as opções de solda como FOSCOPER e SILFOSCOPER para as suas aplicações. Confira as ofertas no site, no APP ou na loja física mais próxima de você!

Acompanhe a Frigelar