Quais tipos de chiller você pode usar?

Mais conhecidas no mercado de climatização e refrigeração como chillers, as unidades resfriadoras de líquidos revolucionaram a gestão de produtividade de muitas indústrias. Aeroportos, centros comerciais, unidades hospitalares e outros ambientes com alta circulação de pessoas também se beneficiam da tecnologia. Isso porque os aparelhos com sistema de água gelada são capazes de reduzir a temperatura de grandes quantidades de ar em poucos minutos. 

Com até 25 anos de vida útil, esse tipo de equipamento é responsável por reduzir drasticamente o gasto energético, além de facilitar a supervisão sobre os processos de resfriamento. Quer mais? A máquina também reduz a carga total de fluido frigorífico. Uma economia até 50 vezes superior em relação aos sistemas de expansão direta.

Motivos para apostar na instalação especializada de chillers não faltam. Mas, afinal, quais os principais modelos disponíveis para o público profissional? Existe alguma desvantagem na implementação da solução? 

A seguir, o Blog do Seu Paschoal conta tudo o que você precisa saber para levar o resfriamento de água aos empreendimentos dos seus clientes. Confira:

O que é um chiller

Primeiramente, é importante entendermos o funcionamento dos sistemas de água gelada. Eles possuem instalações robustas, que raramente apresentam problemas operacionais, e viabilizam processos de refrigeração indireta.

Funciona assim: um fluido refrigerante arrefece da água, que circula pelo sistema em várias etapas. O resultado é a redução uniforme da temperatura do ambiente.

Nos sistemas de arrefecimento industrial, é comum contar com unidades compactas para resfriamento de água – os chamados chillers. Estamos falando de equipamentos com ciclo de refrigeração completo, em circuito fechado, montados em base compacta única. Essas estruturas são feitas de chapas de aço, envoltas por uma pintura eletrostática, e peças internas de chapa de aço galvanizada. Como diferencial, precisam apenas de interligações hidráulicas e elétricas para se integrarem à central de refrigeração.

Chiller instalado
Chiller operando na parte externa de prédio

Potência dos chillers

Sua potência é medida em TR – ou Tonelada de Refrigeração. E cada TR corresponde a 12.000 BTUs/h. Para ilustrar a capacidade do aparelho, vale destacar que alguns chillers de maior capacidade, destinados para aplicações de porte industrial, atendem demandas que giram em torno de 20 TR e 4.000 TR. Além disso, a eficiência obtida por meio da máquina, em termos de consumo e manutenção, costuma atender a diferentes perfis de cliente.

Leia também: Chiller ou rooftop? Saiba qual escolher 

Como funciona o resfriador de água

O chiller é uma máquina desenhada para operar na parte externa de prédios e instalações. Conforme o gás refrigerante se desloca pelo aparelho, sua temperatura cai, permitindo, num segundo momento, o controle térmico de qualquer tipo de espaço. 

A configuração do sistema de arrefecimento depende da vazão do fluido, aplicação desejada, temperatura ambiente, dentre outros fatores.

Funcionamento do chiller: entenda melhor


Em linhas gerais, o procedimento pode ser separado em cinco etapas:

  • O gás refrigerante flutua do receptor para a válvula de expansão.
  • A válvula introduz o refrigerante no evaporador. Na forma de gás, o fluido passa pela serpentina e troca calor com a água.
  • O refrigerante deixa o evaporador (como um gás frio em baixa pressão) e entra no compressor (como um gás aquecido em alta pressão).
  • O gás é deslocado para o condensador e é resfriado até virar líquido. Em seguida, o fluido retorna para o receptor.
  • Por fim, a água de condensação é bombeada para a torre de resfriamento, que funciona como um evaporador, levando o ar refrigerado para o ambiente.


Infográfico ilustrando o funcionamento de um chiller
Infográfico ilustrando o funcionamento de um chiller

Quais os principais tipos de resfriadores industriais?

Carrier e Daikin estão entre as principais fabricantes de máquinas para climatização de ambientes confinados ou grandes espaços no Brasil. Os preços dos chillers podem variar de R$ 3 mil a R$ 400 mil – mais os custos de instalação e de transporte. 

Combinando desempenho e segurança, esses equipamentos de alta tecnologia são recomendados para empreiteiros, engenheiros de consultoria e proprietários prediais que procuram melhorar a eficiência energética das suas centrais de água gelada, aumentando a produtividade de grandes plantas.

Conheça as variações de máquinas de resfriamento líquido disponibilizadas no mercado:

Chiller de condensação a água

  Devido ao funcionamento silencioso, os chillers de arrefecimento a água estão presentes em muitos hospitais e escritórios. Disponível em tamanhos que atendem a todas as necessidades, o aparelho é versátil e econômico, assegurando a precisão do monitoramento de temperatura em ambientes de larga escala. Os compressores centrífugos possuem um alto custo de investimento inicial. Por outro lado, são mais potentes e consomem até 20% menos de energia em comparação à versão parafusada.

Chiller de condensação a ar

Esse tipo de sistema de refrigeração é utilizado com frequência em ambientes industriais. A estrutura da máquina, mais robusta e resistente, garante sua durabilidade em meio a maquinários pesados. Além disso, por contar com poucas partes móveis, requer uma manutenção relativamente descomplicada em comparação a outros modelos. Quer potência? Esse tipo de chiller é capaz de alcançar até 450 TR.

Chiller de absorção

Menos popular no mercado de refrigeração nacional, o chiller de absorção opera através da queima direta de combustível. A principal vantagem desse tipo de equipamento é a relação de custo-benefício. Seu consumo energético corresponde a apenas 10% quando comparado a modelos elétricos de condensação. No entanto, por conta da dificuldade de acessos a peças de reposição, pode ser um desafio disponibilizar serviços de instalação e manutenção para o aparelho.

Quer saber mais? O time da Frigelar pode ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio. Solicite um orçamento por meio da nossa Central de Atendimento.

Acompanhe a Frigelar