Chiller ou rooftop? Saiba qual escolher

A decisão depende, principalmente, das características do local e sua carga térmica

Juntamente com o verão e as férias que se aproximam, chega a necessidade do cuidado redobrado de comércios, indústrias e diversos outros estabelecimentos com os seus sistemas de refrigeração, por causa das altas temperaturas do período.

Nós também precisamos estar a postos para contribuir com o nosso conhecimento, capacidade técnica e trabalho, a fim de que tudo corra bem com os nossos clientes. Por isso a demanda de trabalho sempre aumenta nessa época do ano.

Muito mais que um ar-condicionado tradicional, shoppings, supermercados, hospitais, aeroportos e tantos outros lugares de grande circulação de pessoas necessitam de sistemas robustos, eficazes na manutenção da climatização de seus ambientes e que possibilitem o controle adequado da temperatura para garantir conforto térmico aos colaboradores, clientes e usuários.

Não menos importante é a atenção dispensada a computadores e equipamentos eletrônicos, que também sofrem com o aumento de temperatura.

Para resolver tais questões, podemos contar com os sistemas de refrigeração de água gelada, que aumentam a vida útil dos aparelhos e a segurança dos operadores.

Os chillers e rooftops consomem menos energia e geram economia que pode chegar a 50%. Mas quais as diferenças entre eles? Como optar por um modelo ou outro, dependendo da demanda e das peculiaridades do ambiente?

O chiller reutiliza a água do ar-condicionado, resfria o líquido por um sistema interno e viabiliza a climatização do ambiente pela troca de calor.

 Após gelada, a água é transmitida por uma bomba ao fan coil, parte visível do aparelho. Esse processo beneficia a filtragem, a circulação e a renovação do ar, o que torna o ambiente mais saudável e o aparelho adequado para locais de grande fluxo e muitas fontes de calor.

Já o rooftop é a opção ideal para tendas, galpões e indústrias com ampla área e sem divisórias, podendo ser montados e transportados com muita facilidade. Como o próprio nome diz “telhado”, ele pode ser instalado a céu aberto, ou seja, dispensa uma casa de máquinas, no topo de prédios, ou em qualquer terreno. É também uma solução econômica e eficaz quando se trata de refrigeração.

O chiller, por sua vez, depende de torres de refrigeração e fancoils e sua potência pode ultrapassar as 5.000 TR.

Já os rooftops são compactos e trabalham no modelo “tudo em um” e “plug and play”, mas têm potência limitada a no máximo 35 TR.

Caso você esteja planejando a climatização de um cliente seu, amigo, saiba que também é possível alugar esse tipo de equipamento de climatização, o que pode ser vantajoso economicamente em muitos dos casos.

Em tempo: tanto o chiller como o rooftop podem ser adaptados para uso conjunto com outros aparelhos relacionados à controle de temperatura, umidade ou fluxo de ar.