Testes de vazamento em câmaras frias: como fazer?

Você que é técnico refrigerista provavelmente conhece os perigos dos vazamentos de fluidos refrigerantes. A dispersão pode provocar uma série de perdas econômicas, além de danos ambientais responsáveis pela aceleração do aquecimento global. A boa notícia é que a manutenção preventiva ajuda a evitar a maior parte dessas complicações. Mas antes de entender o que fazer para impedir a evasão da substância, é preciso compreender a raiz do problema.

Por isso, o Blog do Seu Paschoal elenca a seguir algumas das razões que levam à perda de fluidos refrigerantes em câmaras frigoríficas. Na sequência, explicamos como solucioná-los. Fique ligado!

Conheça os principais indícios

Não é fácil diagnosticar vazamentos em sistemas de grande porte. A carga total é maior do que a verificada em aparelhos domésticos. Por isso, esse tipo de sistema demanda a máxima atenção dos proprietários e, claro, a atuação dos profissionais de refrigeração. Afinal, a saúde financeira do negócio pode estar em jogo.

Aqui, é preciso considerar o custo do produto para reposição, o pagamento pelo serviço e o prejuízo causado pela desativação temporária da câmara. A resposta para prevenir problemas é a manutenção periódica do equipamento. Tal atividade requer o conhecimento acerca dos principais sinais que podem sugerir o escoamento de fluido. Veja três exemplos:

  • Baixa performance do aparelho;
  • Aparecimento de umidade no compressor;
  • Presença de óleo ao redor de uma conexão.

O que explica o problema

Não existe uma única razão para o aparecimento de vazamentos. A origem do problema pode estar associada à utilização de instrumentos perfurantes para a retirada do acúmulo de gelo — uma prática perigosa para a saúde do evaporador. Também pode envolver o excesso de vibração ou desgaste de componentes, o que provoca microtrincas difíceis de serem observadas a olho nu. Outra possibilidade é a manipulação intensa do equipamento, muito comum nas operações comerciais de supermercados.

Como detectar vazamentos

Por conta da dificuldade de localizar fendas e rachaduras, a principal recomendação — mais uma vez — é a adoção de medidas preventivas. A maior parte dos vazamentos de fluidos ocorre nas seguintes peças e componentes:

  • Junções e conexões ao longo da tubulação (como porcas e flanges, assim como pontos de fixação);
  • Pontos de solda (devido ao uso de material inadequado para a solda do metal da tubulação);
  • Pontos de curvatura da tubulação (a tubulação fica mais fina no local da dobra, o que pode gerar pequenas fissuras quando o equipamento sofre choques mecânicos);
  • Evaporadores;
  • Condensadores.

Também é importante verificar se não há nenhuma válvula Schrader conectada ao sistema de refrigeração. Conservar o fluido nas atividades de manutenção e reparo — como a troca do compressor — é outra recomendação importante para evitar a perda da substância química.

Espaço de câmaras frigoríficas.

Métodos de reconhecimento

Existem procedimentos que detectam até mesmo as mais pequenas fugas nos sistemas de refrigeração. Combinando técnicas e ferramentas, consegue-se proporcionar uma melhor performance, ampliando, também, a vida útil do aparelho. Saiba o que fazer para garantir uma maior proteção à câmara fria do seu cliente:

  • Teste das bolhas: é o mais tradicional e utilizado método para apontar vazamentos de fluidos refrigerantes. Embora não envolva nenhuma tecnologia avançada, a técnica costuma dar conta do recado. Especialmente quando não estamos lidando com micro-vazamentos. Basta adicionar um pouco de água e sabão na área suspeita. Se formar bolhas, há vazamento.
  • Teste de imersão: esse procedimento é bem parecido com o teste das bolhas. O experimento consiste na submersão em água do componente com possibilidade de vazão. Novamente, a formação de bolhas indica a existência de fissuras ou trincas. Mais uma maneira simples de detectar problemas, a fim de minimizar as chances de complicações maiores no futuro.
  • Corantes fluorescentes: a utilização de compostos químicos visíveis apenas com luz ultravioleta (UV) indica a existência de problemas que resultam em vazamentos. Em geral, os corantes fluorescentes são misturados ao óleo lubrificante no momento da manutenção do sistema. O escoamento é identificado quando o corante “escapa” do circuito — um fenômeno observável somente com o auxílio da radiação UV.
  • Detectores eletrônicos: esses dispositivos contam com sensores acoplados e normalmente possuem um display de LED. Trata-se de um método mais moderno para a detecção de vazamentos de gases refrigerantes. Os equipamentos de medição são altamente confiáveis e facilitam bastante as atividades diárias do refrigerista. Existem detectores de CFCs, HCFCs e HFCs que permitem a identificação elementos específicos, como flúor, cloro, bromo e iodo. Versões menos sofisticadas não diferenciam a natureza da emissão ou do vapor presente, mas resolvem o problema.

Na Frigelar, você pode escolher o tipo de câmara fria que melhor atende as suas necessidades. Ou, até mesmo, você pode fazer o orçamento para ter a sua câmara. Confira as ofertas acessando o site, o APP ou indo até a loja mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar