Por que é necessário tirar o gás ao trocar o ar-condicionado de lugar

Reformas e mudanças de endereço são as principais razões que levam o cliente a transferir o ar-condicionado de um lugar para outro. Quando isso acontece, uma série de cuidados devem ser levados em consideração, como: Desmontar a evaporadora e a condensadora para higienizar o sistema de climatização; acomodar as unidades nas caixas originais de fábrica; calcular a área do novo cômodo para o deslocamento do aparelho e; entre outros.

A retirada do fluido refrigerante é outra preocupação. O produto químico responsável pelo resfriamento de ambientes deve ser manuseado com cuidado para evitar qualquer tipo de acidente, assim como a contaminação do ar. Estamos falando de um serviço delicado, que exige a atuação de um profissional do ramo.

Por isso, no texto de hoje, o Blog do Seu Paschoal mostra o que é preciso para recolher o fluido refrigerante durante o processo de reinstalação. Boa leitura, amigo refrigerista!

Como recolher o fluido refrigerante

O primeiro passo para fazer o recolhimento do gás é ajustar o ar-condicionado para o modo Cool. Em seguida, calcule a pressão no interior do equipamento com o auxílio de um manifold. Certifique-se de que a indicação se encontra entre 65 e 70 Psi (“libra-força por polegada quadrada”, na tradução do inglês). Também é importante ter consigo uma recolhedora de gás e uma bomba de vácuo.

A seguir, aprenda a reservar o gás do ar-condicionado para o futuro deslocamento da máquina em 12 passos.

O manifold é uma peça fundamental nesse serviço.

Para reter o gás do ar-condicionado…

  1. Remova o ar e faça vácuo no botijão onde você deseja depositar o gás.
  2. Feche a válvula que joga o gás para fora do sistema com uma chave do tipo allen.
  3. Conte em torno de 15 segundos caso a tubulação tenha um metro (ou 20 segundos para tubulação de cinco metros).
  4. Feche a outra válvula para reter o gás dentro do aparelho.
  5. Após o fechamento das duas válvulas, desligue a central de ar.
  6. Solte os canos de tubulação conectados às válvulas.

Para recolher o gás refrigerante…

  1. Ligue uma mangueira do manifold à linha de sucção e outra à bomba de vácuo para fazer vácuo no interior do equipamento.
  2. Aterre todos os terminais do ar-condicionado.
  3. Abra novamente as válvulas de entrada e saída de gás.
  4. Conecte a mangueira da recolhedora de gás à válvula de baixa pressão.
  5. Ligue a recolhedora ao botijão onde vai ser depositado o gás.
  6. Acione o funcionamento automático da máquina recolhedora e acompanhe a retirada de gás através do manômetro.

Cuidados no manuseio do fluido refrigerante

Mesmo os fluidos refrigerantes que não são inflamáveis precisam de cuidados. É preciso atenção para evitar uma sobrecarga que coloque a segurança em risco. Liberar o produto para a atmosfera é outra prática que está fora de cogitação.

Veja abaixo algumas dicas importantes para realizar a manipulação dos cilindros de gás refrigerante com máxima segurança:

Verifique a temperatura de retenção

Como você bem sabe, os fluidos refrigerantes se dilatam com o aumento da temperatura. Isso significa que a garrafa com o produto químico pode explodir quando armazenada em locais excessivamente quentes. Lugares muito abafados e veículos fechados devem ser evitados para realizar o transporte do gás.

Pese a garrafa antes de transferir o fluido

Muito importante: o cilindro de fluido sempre deve ser pesado com uma balança digital para refrigeração. A prática evita a sobrecarga do recipiente, reduzindo o risco de perdas e acidentes. Devido à expansão do gás refrigerante, a precisão é indispensável para a realização da carga.

Não reutilize cilindros descartáveis

Cilindros descartáveis não possuem válvula de segurança. Dessa maneira, é impossível controlar a pressão de entrada do produto. Lembre-se: esse tipo de recipiente comporta uma única descarga. Se for o caso, prefira o uso de botijas e garrafas que sejam reaproveitáveis.

Vista equipamentos de segurança

A utilização de EPIs como óculos de segurança, luvas de proteção, roupas de manga e sapatos fechados também é importante. Fique sempre atento às instruções da Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ) e dos profissionais de Segurança no Trabalho.

E aí, curtiu o conteúdo? A Frigelar conta com diversas opções de fluidos refrigerantes em seu catálogo. Quer conhecer os nossos produtos? Ligue para (51) 3314-8977 ou acesse a nossa Central de Ajuda. Estaremos te esperando!

Acompanhe a Frigelar