Principais ferramentas para refrigeração comercial

Além do conhecimento profissional, a garantia de um trabalho realizado com excelência depende de equipamentos de qualidade, segurança e as ferramentas corretas. E para a realização dos seus serviços, trouxemos aqui uma lista das principais ferramentas para refrigeração comercial.

Conforme o trabalho a ser realizado pelo profissional técnico, um tipo de ferramenta será necessário. Para explicar melhor, resolvemos listar algumas das principais ferramentas que o instalador necessita para trabalhar na refrigeração comercial. Confira aqui no Blog do Seu Paschoal!

Analisador de gás (manifold)

Essa é uma das ferramentas mais clássicas do profissional refrigerista. O Manifold é o equipamento responsável por realizar a medição de pressão do sistema de refrigeração. Existem manifolds analógicos e manifolds digitais.

Esse equipamento funciona com suas mangueiras que podem vir junto ao comprar o kit ou podem ser adquiridas em separado. As mangueiras costumam conter as cores azul, vermelho e amarelo, sendo a azul, de baixa pressão, a vermelha, de alta pressão, e a amarela, de serviços, é a que se conecta ao vacuômetro no momento do vácuo, por exemplo.

Confira na Frigelar: Analisador de gás!

Bomba de Vácuo

Responsável por realizar a limpeza do sistema, retirando umidade e impurezas indesejadas das tubulações (linhas), a bomba de vácuo é um item essencial para o refrigerista, já que o vácuo é recomendado em todas as novas instalações, após manutenções e após mudar de lugar o aparelho.

A quantidade de vazão que uma bomba de vácuo consegue sugar por minuto determina as diferenças entre os modelos. Essa variação é medida em CFM (Cubic Feet (per) Minute – Pés Cúbicos (por) Minuto), que vai de 1 CFM até 15 CFM.

A escolha da quantidade de CFM deve ser realizada de acordo com a potência do aparelho onde será utilizada a bomba de vácuo. Para aparelhos de ar-condicionado e sistemas mais robustos de refrigeração, as bombas de vácuo partem de 6 CFM.

Entre as ferramentas para refrigeração, confira a bomba de vácuo EOS.
Entre as ferramentas para refrigeração, confira a bomba de vácuo EOS.

Confira na Frigelar: Bomba de vácuo!

Vacuômetro

Muito utilizado para realizar o vácuo, o vacuômetro mostra em seu visor a medição de mícrons e ajuda o profissional a identificar o momento de estabilização do sistema e certeza de que o vácuo foi realizado com sucesso. Confira na Frigelar: Opções de vacuômetro

Flangeador

A flange é utilizada pelos profissionais para unir dois componentes, como é o caso das linhas (tubulações) com as conexões. O flangeador garante que a flange seja realizada perfeitamente, para que evite vazamentos.

Os flangeadores mais utilizado pelos instaladores são o flangeador excêntrico e o flangeador excêntrico com catraca, também chamado de catracado.

Confira na Frigelar: Flangeadores!

Cortador de Tubos

Como o nome já diz, essa ferramenta é responsável por cortar os tubos adequadamente e garantindo a preservação do material. Confira na Frigelar: cortadores de tubo!

Detector de vazamentos

O detector de vazamento de gás um equipamento portátil de alta tecnologia, baixo consumo de energia e altamente sensível a fugas de gás.

Sua função é detectar as menores fugas utilizando um alto nível de sensibilidade, o que garante uma excelente eficiência para facilitar o trabalho do profissional.

Confira na Frigelar: detector de vazamentos!

Alicate Amperímetro

O amperímetro, ou alicate amperímetro, é utilizado para medir a corrente elétrica. Sua função é verificar se a energia elétrica que está passando por um componente está correta ou não.

Confira na Frigelar: Alicate Amperímetro!

Multímetro

O multímetro é uma ferramenta essencial para o profissional refrigerista, a diferença para o amperímetro é que o multímetro tem a capacidade de medir, além de ampéres e volts, outras grandezas elétricas, como a tensão e a resistência. Confira na Frigelar: Multímetro!

Capacímetro

Como o próprio nome já indica, o capacímetro é uma ferramenta responsável por medir a capacitância. Ele indica a capacidade de determinados capacitores. Ele é um aparelho de excelente precisão. Confira na Frigelar: Capacímetro!

Anemômetro

O anemômetro é responsável por medir a velocidade do vento. Ele é muito utilizado por meteorologistas, mas no caso da refrigeração, pode medir a vazão do ar.

Existem anemômetros multifunção, que são responsáveis por medir a iluminação (luxímetro), pressão atmosférica (barômetro), temperatura ambiente (termômetro), velocidade do ar (anemômetro), vento frio, ponto de orvalho, altitude (altímetro) e umidade do ar.

Confira na Frigelar: Anemômetro!

Recolhedora de gás refrigerante

Quando há o trabalho de trocar um aparelho de lugar ou alguma outra característica do trabalho que seja necessário recolher o gás, é importante que o profissional possua uma recolhedora de gás refrigerante.

Através da recolhedora de gás é possível a retirada do gás refrigerante de um sistema de refrigeração, podendo reaproveitá-lo no mesmo ou em outro aparelho. Com isso, se obtém economia e preservação da Camada de Ozônio. Confira na Frigelar: Recolhedora de gás refrigerante!

Maçarico

O maçarico é uma ferramenta essencial no dia a dia do profissional. Através dele é realizada a vedação de tubos de alumínio ou cobre.

Atualmente existem modelos portáteis bem práticos de serem carregados. E até mesmo kit soldas com maçarico e um pequeno cilindro de gás propano. Confira na Frigelar: Maçarico!

Furadeira, Parafusadeira, Trena e Alicate

A furadeira e parafusadeira EOS podem ser essenciais para os seus serviços.
A furadeira e parafusadeira EOS podem ser essenciais para os seus serviços.

Essas ferramentas são essenciais para diversos tipos de atividades na construção, montagem e instalação de produtos de várias áreas. Na refrigeração não é diferente.

Atualmente existem até mesmo furadeiras e parafusadeiras no mesmo equipamento, basta clicar em um botão e ela muda entre uma e outra rapidamente, trazendo muito mais praticidade ao profissional.

Até mesmo as trenas também evoluíram. Enquanto existe a trena clássica, já é possível encontrar trenas com laser. Também conhecidas como medidor a distância, as trenas a laser são práticas e agilizam muito o trabalho. Elas possuem um visor onde basta apontar a luz até algum local que no visor já é indicado a distância.

Confira na Frigelar: Furadeira e Parafusadeira!

Jogo de chaves

Mesmo com a parafusadeira em mãos, sempre é importante contar com as clássicas chaves de fenda, allen e phillips de diversos tamanhos para alguma necessidade. O profissional sempre deve estar preparado para qualquer tipo de contratempo. Confira na Frigelar: Jogo de chaves!

Kit Limpeza

Para os profissionais que resolverem agregar ao seu trabalho o serviço de limpeza, cada vez mais tem sido utilizado os kits de limpeza, que contém uma bolsa coletora de resíduos, uma pistola de limpeza, uma pistola longa, uma garrafa de espuma, uma mangueira de entrada e um filtro de entrada de água.

Esses kits costumam ser comercializados completos e ajudam muito os profissionais a agilizar o trabalho. Confira na Frigelar: Kit limpeza!

Escada

As escadas vêm ganhando avanços a cada ano em seus modelos e atualmente encontramos escadas com uma ótima altura que são encaixadas e ocupam pouco espaço, além de serem leves. Elas são muito práticas para serem deslocadas e levadas até o local do trabalho.

Na Frigelar, você encontra as novas escadas de alumínio em duas opções para você. A escada alumínio multi 7 em 1 e a escada de alumínio multi 4 em 2. São dois produtos de alto desempenho e ótima qualidade, que suportam até 150kg.

Confira na Frigelar: escadas!

Luvas resistentes

Alguns profissionais optam por utilizarem luvas enquanto realizam o trabalho e é uma boa medida para garantir a segurança. As luvas costumam ter uma valor bem em conta e não custa ter uma luva na mala/bolsa. Confira na Frigelar: Luvas!

Mala de ferramentas

Para encerrar, é a hora de guardar todas essas ferramentas e o local onde levaremos essas ferramentas até o serviço. Confira na Frigelar: mala de ferramentas!

Nossa dica são as malas/bolsas resistentes que são criadas pensando no dia a dia do profissional, pois contém muitos bolsos e são fáceis de carregar. Vale lembrar que a utilização das ferramentas requer conhecimento e nem todas serão utilizadas na mesma instalação. Tudo na vai depender da necessidade do trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Aqui na Frigelar você encontra todas essas ferramentas e equipamentos para refrigeração comercial. Então para ficar por dentro das melhores ofertas do mercado, confira as opções no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar