Saiba como resetar o ar-condicionado

Quando um eletrônico para de funcionar apropriadamente, é comum que seja necessário reiniciar o sistema. Não é diferente com o ar-condicionado. Pode ser que aquele problema na mudança de temperatura ou até determinadas falhas no controle remoto sejam resolvidas com um simples reset. Mas você sabe como resetar o ar-condicionado?

Confira aqui no Blog do Seu Paschoal e saiba como resetar o seu aparelho!

Esse método faz com que o aparelho retorne às configurações de fábrica, apagando quaisquer definições criadas pelo usuário. É um procedimento rápido e de baixo custo — por isso, deve ser uma das primeiras soluções a serem testadas pelo técnico. Aqui, você vai entender como fazer isso de maneira correta e como orientar seu cliente a fim de evitar futuros incômodos.

Mas, se nem essa medida funcionar, aí sim o profissional pode passar a considerar outros defeitos que podem estar atrapalhando o desempenho do aparelho. Vale lembrar que é responsabilidade do técnico indicar a troca do ar-condicionado caso ele tenha mais de 20 anos de funcionamento e apresente problemas recorrentes que não estejam relacionados a uma má instalação.

Reiniciando pelo controle

Alguns modelos de ar-condicionado tornam o processo de reset mais simples por já terem um botão específico para isso em seu controle remoto. Contudo, ele é diferente dos outros botões comuns: trata-se de um pequeno furo, que pode estar localizado na parte dianteira ou traseira.

É possível acioná-lo introduzindo uma agulha na abertura, um arame ou uma chave bem fina. No entanto, nem todos os aparelhos possuem essa funcionalidade. Se esse for o caso, é necessário fazer o processo manualmente.

Reset manual

Para dar início ao reset manual, desligue o disjuntor. Depois, remova as pilhas do controle remoto e aguarde. O tempo de espera varia de acordo com o fabricante, mas a média é de um a dois minutos.

Passado esse tempo, ligue novamente o disjuntor, recoloque as pilhas e acione o aparelho pelo controle remoto. Assim que ele iniciar, já estará em sua configuração de fábrica novamente.

Quando esse método funciona

O reset é capaz de solucionar uma série de defeitos e até mesmo pane no sistema. No entanto, esses problemas podem ser corrigidos a partir de uma utilização mais consciente do aparelho, pois ocorrem quando o usuário dá muitos comandos ao eletrônico. Nesse sentido, é importante orientar o cliente a ter paciência.

Além disso, reiniciar o sistema ajuda a resolver falhas relacionadas à falta de limpeza. Se esse for o caso, é importante explicar que um filtro sujo traz inúmeros malefícios. Afinal, com o acúmulo de poeira, prejudica-se a saúde, gasta-se mais energia e resfria-se menos o ambiente.

Orientando o cliente em relação à limpeza

O técnico deve ressaltar que o cliente também precisa fazer a sua parte, higienizando o ar-condicionado uma vez por mês se o aparelho estiver instalado em casa. Em lojas, escritórios ou outros locais com grande fluxo de pessoas, a frequência da limpeza deve ser quinzenal. Já a higienização profissional deve ser contratada uma vez por ano no caso de residências e a cada seis meses em ambientes comerciais.

Lembre-se de identificar o tipo de filtro do ar-condicionado para poder passar as instruções corretas. Em todos os casos, é recomendado frisar a necessidade de desligar o aparelho da rede elétrica, mesmo que o filtro não tenha contato com qualquer componente que possa dar choque. Afinal, a umidade do aparelho é alta e acidentes podem acontecer.

Conheça os principais filtros utilizados no mercado:

Filtro de Nylon

O filtro de nylon é o tipo mais encontrado nos aparelhos de ar condicionado. Para limpá-lo, o cliente deve abrir o painel, segurar no gancho do filtro e levantá-lo para conseguir desencaixá-lo do suporte. Em seguida, basta utilizar água — nunca acima de 40 ºC — e sabão para lavá-lo. A secagem deve ser feita naturalmente, e pode ser auxiliada com o uso gentil de uma toalha.

Filtros de Carvão Ativado e HEPA

Os filtros de Carvão Ativado (localizado na parte interna esquerda do aparelho) e HEPA (no lado interno direito) só existem em alguns modelos, e possuem orientações especiais. A mais importante é que, ao contrário dos filtros de nylon, eles não podem ser lavados com água.

Dessa forma, a orientação do técnico a um cliente desavisado é ainda mais importante. A higienização caseira correta desses filtros consiste apenas em aspirá-los a cada mês e trocá-los a cada quatro ou cinco meses.

E aí, gostou do conteúdo? A Frigelar pode ajudar a impulsionar o seu negócio com os melhores produtos do mercado. Confira as melhores opções e ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar