Como utilizar o flangeador excêntrico com catraca

Flanges perfeitas, para uma instalação perfeita. Esse é o papel do flangeador excêntrico com catracas que falaremos hoje, que serve para contribuir com o dia a dia do profissional. Nesse conteúdo vamos explicar como é utilizado esse modelo de flangeador.

Aqui no Blog do Seu Paschoal você vai entender como utilizar o flangeador!

O que é o flange?

É o flange que profissionais utilizam para unir dois componentes, como é o caso das linhas (tubulações) com as conexões.

Um flange bem realizado garante que a conexão fique vedada e não ocorram vazamentos. Para que esse flange tenha um acabamento com perfeição, é utilizado o flangeador.

Vale lembrar que as conexões através de flanges foi uma saída encontrada pelo setor para lidar com tubos que, mesmo de cobre, são sensíveis. Portanto, ainda requerem muito cuidado para que não ocorram falhas e, consequentemente, vazamentos.

O que é um flangeador?

O flangeador é um aparelho/ferramenta que tem o papel determinante de garantir um flange perfeito. Isso contribui muito para o trabalho do profissional seja bem feito e evite problemas como vazamentos.

Os tipos de flangeadores mais utilizado pelos instaladores são o flangeador excêntrico e o seu avanço, o modelo excêntrico com catraca, também chamado de catracado.

A vantagem desses tipos de flangeadores é que o tubo não é submetido a maneiras mais grotescas de ser flangeado. Assim, permanecendo com a uniformidade perfeita e sem grandes interferências de ferramentas que podem danificar o tubo e o próprio flange.

O flangeador é fundamental para você garantir um flange perfeito.
O flangeador é fundamental para você garantir um flange perfeito.

Diferença do flangeador excêntrico com catraca e sem catraca

Ambos fazem exatamente o mesmo trabalho, mas a diferença está na facilidade de operação.

O aparelho com catraca é mais preciso, com poucos movimentos o flange vai sendo realizado e o profissional vai sentindo cada avanço do trabalho sem que seja necessário fazer giros de 360° graus, como no flangeador excêntrico sem catraca.

O aparelho com catraca é perfeito para locais com menos espaço, já que através de poucos movimentos de giros curtos a flange vai sendo feita. Já no flangeador sem catraca, o profissional vai girando, girando, continuamente.

O trabalho com o flangeador com catraca é menos cansativo, se tornando mais fácil realizar a flange.

Como utilizar o flangeador excêntrico com catraca (catracado)

O primeiro passo é montar o flangeador excêntrico com catraca. É algo simples, basta que a morsa (também chamado de mordente) seja aberta e encaixe no flangeador. A morsa deve ser encaixada em uma local que geralmente é indicado por uma seta da cor azul ou vermelha.

Conforme a morsa vai entrando, ela vai fechando automaticamente.

Na morsa há diversos tipos de bitolas, basta colocar o tubo na entrada da morsa referente a mesma espessura, encaixando o tubo. Deixe um pequeno dente do tubo amostra, é nesse local que será realizado o flange.

Agora, basta ir colocando a morsa com o tubo para frente até chegar no ponto central do flangeador excêntrico com catracas. A morsa possui cavidades laterais que servem para alinhar a posição correta de onde o tubo está e a flange será realizada.

O próximo passo é apertar a morsa através da manivela lateral do flangeador. Agora, na parte de cima do flangeador, regule para qual o lado que a catraca irá apertar (descer) até o tubo e realizar a flange: direita ou esquerda, na maioria dos equipamentos é descrito como left (esquerda) ou right (direita).

Ao começar a girar a catraca na parte superior, a flange começa a ser realizada.

Como estamos falando de um flangeador excêntrico com catraca, a cada girada a catraca faz giros curtos e volta, sucessivamente. Quando estiver pronta a flange, o operador do flangeador sentirá um estalo e está pronta a flange.

O próximo passo é girar novamente o botão na parte superior do flangeador, entre left ou right, agora girar a catraca para afrouxar (subir), abrir a manivela lateral que está apertando a morsa e pronto. O tubo pode ser retirado e estará feito um flange perfeito na tubulação.

Onde encontro um flangeador excêntrico com catraca?

Empresas comercializam apenas o flangeador ou um kit flangeador. Na Frigelar você encontra as opções de flangeadores excêntricos. E é possível encontrar os dois tipos, só a ferramenta ou o kit completo:

O Flangeador Excêntrico com Catraca EOS, que vem com uma morsa de 1/4 a 3/4. Confira na Frigelar!

E também o Kit Flanegador Excêntrico com Catraca EOS, que inclui 01 Flangeador Excêntrico com catraca – EOS – (com limitador de torque); 01 Morsa de polegadas 1/4, 5/16, 3/8, 1/2, 5/8, 3/4; 01 Morsa de Milímetros 6, 8, 10, 12, 16, 19; 01 Cortador de Tubos; 01 Rebarbador / Escareador e 01 Maleta Exclusiva Organizadora. Confira na Frigelar!

Gostou do nosso tutorial de como utilizar o flangeador excêntrico com catraca? Esperamos ter ajudado os profissionais da área. A Frigelar oferece opções completas em ferramentas para os seus serviços. Confira as opções no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa. Até a próxima!

Acompanhe a Frigelar