Qual a diferença do degelo elétrico e degelo a gás quente?

É normal que os equipamentos que trabalham com refrigeração estejam propensos a formação de gelo. Afinal, o gelo bloqueia a passagem de ar e pode comprometer grandes cargas e mantimentos armazenados em câmaras frigorificas, refrigeradores, cervejeiras, entre outros equipamentos.

Sendo assim, a formação de gelo é um dos grandes inimigos de todo o equipamento de refrigeração. Mesmo que essa ação seja comum, o gelo pode comprometer a eficiência do aparelho, a sua vida útil e refletir em alto consumo de energia.

Para que não ocorram esses problemas é que entra em funcionamento o degelo, pois ele tem o papel de reverter o estado de gelo. O degelo pode ocorrer de algumas formas e é sobre isso que falaremos aqui, sobre o degelo elétrico e o degelo a gás quente. Confira no Blog do Seu Paschoal:

O que é o degelo?

O degelo é uma prática comum entre os sistemas de refrigeração. Os aparelhos costumam vir com essa funcionalidade, pois ela é essencial. O degelo é acionado, o gelo é desfeito e o aparelho volta a funcionar proporcionando os melhores resultados. Como o gelo prejudica o funcionamento do sistema ele deve ser desfeito. É para realizar essa atividade que existe o degelo.

Como funciona o degelo?

O degelo tem o papel de reverter o processo de condensação ocorrido, garantindo novamente o bom funcionamento do aparelho.

Para o funcionamento da operação de degelo, são programados intervalos de tempo em que o degelo ocorre. Nesses momentos, o compressor, que gera o ar frio, desliga e uma massa de calor é acionada de encontro a serpentina, fazendo com que o gelo derreta.

Com a tarefa de degelo executada, o sistema de refrigeração volta a trabalhar em sua eficiência perfeita até que uma nova condensação ocorrer e seja o momento de o degelo ser acionado novamente.

A realização do degelo devolve novamente o bom funcionamento do seu aparelho.
A realização do degelo devolve novamente o bom funcionamento do seu aparelho.

O que é o degelo elétrico?

O degelo elétrico é o método mais utilizado nos sistemas de refrigeração de pequeno e médio porte.

O gelo contido na serpentina é derretido após as resistências elétricas serem ativadas e o calor ser gerado no local. Em muitos equipamentos essas resistências são instaladas atrás das serpentinas e o líquido provocado pelo derretimento do gelo é escoado pelo dreno.

O degelo elétrico faz com que o gelo seja derretido muito mais rápido se comparado com um método natural. Porém, o seu consumo de energia é mais alto, embora os fabricantes trabalhem constantemente para amenizar esse consumo.

Cada ação do degelo elétrico costuma durar em torno de 30 minutos, dependendo da quantidade de vezes que a programação é acionada ao longo do dia.

O que é o degelo a gás quente?

O método de degelo utilizando gás quente também é uma técnica muito utilizada na refrigeração.

A grande peça responsável pelo degelo é o próprio compressor, na verdade o vapor quente que vem da descarga do compressor, devido a um sistema de válvulas solenoides que é acionado para alterar o fluxo do fluido.

Nesse caso, o vapor superaquecido proveniente da descarga do compressor realiza o degelo de dentro para fora da serpentina. Como a fonte de calor será a própria serpentina, a economia de energia, se comparado com o degelo elétrico, é muito grande.

Outro dado importante é que a temperatura do gás quente não chega a 100°C, fazendo com que a ação não cause grande interferência à temperatura refrigerada do local e nem cause vapor.

Em média o degelo a gás quente leva 10 minutos, dependendo do número de vezes que é programado ao longo do dia.

Principais diferenças entre degelo elétrico e a gás quente

Se formos falar de eficiência, os dois sistemas cumprem seus papeis que é desfazer o gelo concentrado, principalmente na serpentina.

Entre as diferenças está o fato que o degelo elétrico faz com que o calor se dissipe mais no ambiente refrigerado, causando um retrabalho ao refrigerar, câmara fria, cervejeira, etc. que novamente irão necessitar atingir a temperatura desejada por quem estiver operando o equipamento. De qualquer forma, esse tempo é rápido e não causa grandes transtornos.

Já o degelo a gás quente faz com que a temperatura não chegue a 100°C e seja mais concentrada diretamente na serpentina. Afinal, o calor vem “de dentro para fora” da serpentina e fica mais localizado.

O tempo que demora cada degelo pode variar conforme a frequência com que é realizado, mas em média pode-se afirmar que o degelo elétrico leva em torno de 30 minutos e o degelo a gás quente leva em torno de 10 minutos.

O consumo de energia também pesa contra o degelo elétrico, pois consome bem mais do que o degelo a gás quente.

Agora que você sabe mais sobre como o processo de degelo é fundamental para a indústria de refrigeração e para a cadeia do frio, nós temos uma dica importante:

A Frigelar possui diversas peças e sensores para degelo de diversos equipamentos. Inclusive, controladores para refrigeração e muitos modelos de geladeiras, freezers, cervejeiras, frigobares e até câmaras frias de diversos tamanhos e capacidades.

Leia também:

– Peças de refrigeração: quais você precisa conhecer para realizar a manutenção

Gostou do nosso conteúdo? Deixe abaixo seu comentário. E precisando de peças e sensores para degelo, você pode conferir as opções no site da Frigelar, no APP ou na loja mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar