Peças de refrigeração: quais você precisa conhecer para realizar a manutenção

Nem sempre é fácil contar com peças de reposição para sistemas de refrigeração em estoque. Alguns produtos demandam um investimento significativo, enquanto outros podem acabar parados na prateleira. Mesmo assim, continua sendo importante fazer a compra antecipada de alguns componentes — especialmente aqueles utilizados com maior frequência. Ao adotar essa prática, o profissional poupa tempo e dinheiro.

Mas, afinal, quais são os itens que o instalador realmente precisa ter à mão? Existe alguma prática indicada para evitar o retrabalho e ampliar a durabilidade do circuito? O Blog do Seu Paschoal apresenta detalhes sobre algumas das peças de reposição mais utilizadas em circuitos frigoríficos:

Peças de reposição importantes para gestão de estoque

Pressostato

O sensor de pressão para refrigeração (SPR) é um dispositivo eletromecânico que ajuda a promover a integridade de equipamentos de refrigeração e ar-condicionado. O componente efetua a parada do compressor quando há irregularidade provocada por sobrepressão ou subpressão. Aplicado na sucção, evita a perda parcial ou total do fluido refrigerante. Pelo lado de descarga, tem a finalidade de impedir a alta pressão em separadores de óleo, tanques de líquido e condensadores.

sensor de pressão para refrigeração (SPR)
Sensor de pressão para refrigeração (SPR)

Válvula de expansão

Indispensável em qualquer ciclo de refrigeração, o dispositivo de expansão é responsável por controlar a quantidade de líquido refrigerante liberada para o evaporador. Mais do que isso, o componente impede a passagem do fluido em estado gasoso, de modo que a evaporação aconteça de maneira completa. Atenção: a peça não precisa ser, necessariamente, uma válvula eletrônica, termostática ou termoelétrica. Orifícios, placas e tubos capilares são outros formatos disponíveis no mercado.

dispositivo de expansão
Dispositivo de expansão

Filtro secador

Utilizado em sistemas domésticos, comerciais e industriais, o filtro secador tem a função de proteger o circuito contra umidade, ácidos e partículas sólidas. Trata-se de um componente hermético encontrado entre o condensador e a válvula de expansão. Ele previne o desgaste do compressor, impedindo que impurezas circulem pelas tubulações do sistema. Funcionando de maneira adequada, garante uma absorção rápida e eficaz da umidade, bem como de ácidos inorgânicos e orgânicos.

filtro secador
Filtro secador

Válvula solenoide

A válvula solenoide é uma peça instalada diretamente na linha de líquido. Sua função é desligar o sistema, de maneira automática, no momento da redução da demanda por ar-condicionado. É um componente fundamental para o bom funcionamento de circuitos de grande porte – principalmente devido à variação de carga térmica ocasionada pela entrada e saída de itens refrigerados. O mercado de refrigeração disponibiliza uma ampla linha de tamanhos e tipos de conexão, além de bobinas para todas as tensões e frequências.

Válvula solenoide
Válvula solenoide

Termostato


Os termostatos são itens projetados para controlar a temperatura interna dos aparelhos de refrigeração. Eles detectam e reparam variações de temperatura, promovendo uma melhor eficiência energética do sistema. Os termostatos são formados por dois componentes principais: sensores e reguladores. Os sensores têm o objetivo de indicar a amplitude térmica, enquanto os reguladores são responsáveis por controlar a mesma oscilação. Existem diferentes modelos disponíveis no mercado. A escolha ideal depende das condições de uso do componente, assim como dos limites da temperatura de trabalho.

Termostato

Protetor térmico

O protetor térmico auxilia na segurança do motor do compressor. Em condições extremas de sobrecarga ou alta temperatura, a peça interrompe a passagem de energia elétrica para o enrolamento do compressor. É importante certificar a compatibilidade da peça de reposição com o compressor utilizado no sistema de refrigeração.

protetor térmico
Protetor térmico

Capacitores

Os capacitores são componentes que armazenam energia em um campo elétrico. Em compressores, existem dois tipos mais comuns: os de partida e os de marcha. Os capacitores de partida oferecem ao motor um alto torque de partida, exigido normalmente em sistemas de refrigeração onde as pressões não estão totalmente equalizadas. De outro modo, os capacitores de marcha são utilizados em compressores que possuem motores elétricos projetados exclusivamente para uso do componente. Sua utilização aumenta a eficiência do motor, diminuindo o consumo de energia.

Capacitor EOS
Capacitor

Escolha peças de qualidade comprovada

Com a utilização de componentes recondicionados, até mesmo um serviço bem executado pode acabar em frustração. Embora os preços dessas peças sejam convidativos, o risco de gerar novos problemas é alto. Sem falar que a própria credibilidade do técnico é colocada à prova. Por isso, a Frigelar trabalha exclusivamente com itens fabricados por empresas consolidadas no mercado. Aqui, você encontra marcas como Danfoss, Elgin, Tecumseh e Embraco

Lembre-se: a manutenção de equipamentos de refrigeração exige o padrão de performance oferecido somente por produtos originais. Pode confiar, é um investimento que vale a pena.

Acompanhe a Frigelar