Parceiros de trabalho na palma da sua mão

Inúmeros aplicativos hoje oferecem ao técnico de ar-condicionado várias informações e dicas para a solução de problemas em campo

Você é daqueles que não podem ver uma nova tecnologia que já quer conhecê-la e aplicá-la no seu dia a dia? Ou é um pouco mais tradicional, preferindo esperar a novidade pegar para valer?
Seja qual for sua preferência, é impossível negar o quanto as tecnologias de apoio têm facilitado a vida das pessoas, seja no aspecto pessoal ou profissional.
No HVAC-R, são muitas as ferramentas e plataformas hoje a serviço de quem precisa ganhar tempo e proporcionar ao seu cliente a máxima qualidade, a cada serviço realizado.
Um desses recursos é o “Ajuda Técnico Ar-Condicionado”, aplicativo disponível para celulares Android, totalmente gratuito e criado para colaborar com auxiliares ou técnicos em refrigeração, desde os iniciantes aos mais experientes.
Afinal, com tanta informática embarcada nos equipamentos de hoje, seria muito difícil alguém decorar, por exemplo, os códigos de erro apresentados pelos splits inverter, em suas diferentes marcas, modelos e capacidades.
Nos Apps, basta escolher um condicionador específico que esteja apresentando defeito e buscar a listagem de códigos com as respectivas falhas para cada situação, bem como a solução técnica a ser adotada.
Tem ainda o “Controles Remotos Universais”, item desenvolvido para o caso de o dispositivo original ter quebrado ou desaparecido. Com ele, é possível fazer novamente toda a configuração, a partir de códigos relacionados.
Outros itens interessantes dessas ferramentas se chamam “Sensores” e “Tubulação”. O primeiro permite ao usuário acesso a uma tabela que faz a correspondência entre a resistência e a temperatura dos equipamentos, enquanto o segundo relaciona os diâmetros das tubulações de diversos equipamentos, com informações sobre distância, nível máximo, disjuntor, cabo de alimentação e ainda o fluído refrigerante indicado e suas diferentes pressões e temperatura, por exemplo.
Outras opções disponíveis são os itens “Capilares”, muito útil por mostrar o diâmetro do capilar que você está trabalhando e a capacidade do equipamento de acordo com o fluído, além do “EEPROM”, que ensina como fazer a configuração por meio do controle remoto. Mais uma vez, basta acessar os códigos.
Além de tudo isso, a maioria dos aplicativos disponíveis no mercado trazem diversas dicas para testes envolvendo a rotina dos profissionais no tocante a compressores, capacitores, PTC, SA, SR e sensores, além de indicações de cursos e treinamentos.
Gostou? Você pode ter um bom aliado de trabalho no seu bolso, na palma da sua mão. Para isso, é preciso entrar na Play Store, e baixar aplicativos como o “Ajuda Técnico Ar-Condicionado”.
Esta é apenas uma, dentre as várias ajudas que hoje o profissional dispõe para fazer de seu smartphone um companheiro inseparável, também no trabalho. Aguarde, pois mostraremos outras em próximas edições!