Nem o céu é o limite para o R-1234ze

Vou contar uma novidade que fiquei sabendo dias atrás. É o seguinte, pessoal: dois resfriadores de líquido Quantum com uma capacidade total de 5 MW foram instalados na sede da Eurocontrol para evitar o sobreaquecimento nas instalações de gestão de voo e no data center do órgão sediado em Bruxelas, na Bélgica.

A Eurocontrol é a organização intergovernamental que fornece gerenciamento de tráfego aéreo para até 36 mil voos comerciais por dia dentro do espaço aéreo europeu.

Fabricados pela francesa Engie Axima, os chillers Quantum possuem compressores centrífugos com mancal magnético isentos de óleo e empregam condensadores remotos.

Aliás, a configuração do sistema de climatização instalado na Eurocontrol permite redundância, pois os dois chillers operam, simultaneamente, com apenas 50% de sua capacidade de carga total.

Sede da Eurocontrol, em Bruxelas, na Bélgica
Sede da Eurocontrol, organização intergovernamental que controla o tráfego aéreo na Europa

As novas máquinas também foram integradas ao sistema de gestão predial existente, dando aos gerentes das instalações uma visão completa de sua infraestrutura.

Os novos chillers substituem um sistema antigo que operava com o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22, fluido refrigerante nocivo à camada de ozônio e com alto potencial de aquecimento global (GWP, em inglês).

Agora, os novos equipamentos utilizam a hidrofluorolefina (HFO) de baixíssimo impacto climático R-1234ze. Inofensivo ao ozônio, esse fluido refrigerante é comercializado como Solstice ze pela Honeywell, indústria química norte-americana cujos produtos são distribuídos no Brasil exclusivamente pela Frigelar.

Com um GWP inferior a 1, o Solstice ze foi desenvolvido para chillers de média pressão projetados para aplicações em grandes edifícios, projetos de infraestrutura, processos industriais, refrigeração distrital, Ciclo Rankine Orgânico, bombas de calor de alta temperatura e sistemas de refrigeração comercial independentes (self-contained) de média temperatura.

Gás refrigerante R-1234ze, substância de baixo impacto climático (GWP) desenvolvida pela Honeywell
Solstice ze, fluido refrigerante de baixo impacto climático desenvolvido pela Honeywell, indústria química norte-americana cujos produtos são distribuídos no Brasil exclusivamente pela Frigelar

“O resfriamento é uma parte crítica de nossa infraestrutura e protege a integridade de nossos sistemas”, disse Luc De Backer, gerente de implementação de projetos da Eurocontrol.

“Ao mudar de um sistema de refrigeração mais antigo e menos eficiente para essa nova solução da Engie Axima/Honeywell, incorporamos uma tecnologia estrategicamente projetada para atender às nossas necessidades nas próximas duas décadas, em termos de desempenho, segurança, eficiência e menor impacto ambiental”, salientou o gestor.

De acordo com dados do projeto, o novo sistema de climatização ajudará a alcançar uma economia anual de energia de até 1,5 mil MWh e reduzirá o consumo anual total da Eurocontrol em mais de 12% – o equivalente a € 150 mil por ano em custos de energia. Com isso, o retorno do investimento será alcançado em menos de dez anos.