Inverno e ar-condicionado, uma boa combinação

Você, por acaso, é daqueles que, mesmo trabalhando com HVAC-R, diz por aí que condicionador de ar só faz bem mesmo no verão? Olha, se for, sugiro mudar de ideia, pois, em vez de propagar gripes e resfriados, como alguns acreditam, seu papel nas estações mais frias é aumentar o conforto térmico das pessoas, tarefa facilitada pela grande quantidade de aparelhos quente e frio disponível hoje no mercado.

E olhe que não sou eu o defensor da climatização também no outono e inverno. Quem levantou essa bandeira foi uma especialista ambiental norte-americana chamada Olivia Rose-Innes.

Mas ela adverte que sistemas mal cuidados podem agravar as doenças respiratórias de quem já tem esses problemas, muitas vezes crônicos, e que normalmente são mais sensíveis à ação de fungos e bactérias.

Agora, um mito em 100% dos casos envolve as alergias possivelmente provocadas pelo sistema de climatização, algo impossível de acontecer, segundo um médico especialista nessa área, o doutor Adrian Morris, também dos EUA.

“Você não pode ser alérgico a ar-condicionado; ele é só uma máquina que esfria o ar como sua geladeira”, assegura ele, embora também deixe claro que esporos de mofo, esses sim, são capazes de provocar alergias, caso os aparelhos estejam sujos a ponto de provocar a proliferação desses micro-organismos que adoram umidade.

Como a gente sabe, limpar os filtros regularmente é um bom começo para evitar essas situações, sem falar naquela higienização mais profunda, geralmente realizada uma vez por ano por um profissional como nós.