Condensadora e evaporadora: Entenda a diferença

Os modelos Split de ar-condicionado são formados por duas unidades conhecidas como condensadora e evaporadora (unidades externa e interna). Cada uma tem o seu papel e, no momento de qualquer problema em alguma delas, o funcionamento de todo o sistema fica comprometido.

Aqui no Blog do Seu Paschoal você vai entender exatamente a diferença entre elas.

Qual a diferença entre condensadora e evaporadora?

Cada unidade do ar-condicionado tem a sua importância e seu trabalho para gerar o conforto térmico necessário aos usuários.

A condensadora é onde fica o que chamamos do coração do sistema de ar-condicionado, que é o compressor. Ele é responsável por comprimir o fluido refrigerante (gás) em estado gasoso e enviar ao condensador (trocador de calor). Nesse momento, o fluido é transformado para o estado líquido e enviado para a evaporadora. Enquanto isso, o ar quente é liberado para fora da condensadora.

Já a evaporadora, é a unidade que libera a vazão de ar no ambiente e recebe os comandos do controle remoto. Também na evaporadora estão os filtros de ar, que devem ser mantidos higienizados pelos usuários.

A evaporadora é a unidade interna do ar-condicionado que libera o ar para o ambiente.
A evaporadora é a unidade interna do ar-condicionado que libera o ar para o ambiente.

Além deles, contém o termostato, que tem como função detectar a temperatura do ambiente e alertar ao sistema a necessidade de o compressor ligar. Porém, vale lembrar que, se o seu ar-condicionado for inverter, o compressor nunca desliga. Ele apenas baixa a rotação, evitando picos de energia.

O aparelho de ar-condicionado é um sistema formado por duas unidades que se completam entre si. Portanto, existem diversas peças e placas que devem manter seu desempenho corretamente para que o ar-condicionado possa garantir o conforto térmico dos usuários.

A condensadora pode ser instalada dentro do ambiente?

Por ser uma unidade externa, não é aconselhável que a condensadora seja instalada dentro do ambiente ou mesmo dentro de algum local fechado.

Para o bom funcionamento da condensadora, é necessário que ela seja instalada em um local arejado e com boa circulação de ar. Afinal, ela libera ar quente próximo ao seu ventilador e esse ar precisa ser dissipado.

No caso de uma condensadora instalada em um local fechado, ela poderá comprometer o bom funcionamento do sistema. Por sua vez, se for instalada em um ambiente dentro da residência, loja ou escritório, ficará dentro desse ambiente todo o calor liberado pela condensadora. Assim, a instalação nessas condições não é uma prática correta.

Condensadora quadrada e circular: Qual a diferença?

A condensadora é a unidade externa do ar-condicionado e possui dois diferentes modelos.
A condensadora é a unidade externa do ar-condicionado e possui dois diferentes modelos.

A clássica condensadora quadrada é a que já estamos acostumamos a ver sobre suportes em paredes de casas e prédios. Essa condensadora vem, aos poucos, dividindo espaço com as circulares, também chamadas de redonda ou barril.

A diferença básica está em duas características que, em muitos casos, podem ser determinantes:

A unidade externa quadrada libera seu ar quente na lateral, no sentido horizontal. Enquanto isso, a unidade externa circular libera o ar quente na parte de cima, ou seja, no sentido vertical. Essa diferença faz com que o usuário, na hora de adquirir o aparelho, possa escolhê-lo de acordo com sua necessidade.

Em muitas instalações, a condensadora circular é necessária em locais onde não há espaço suficiente para que o modelo quadrado libere o ar lateralmente. Um exemplo disso é onde existem duas paredes próximas, fazendo com que a melhor opção para uma vazão de ar seja na vertical. Outra necessidade é quando a condensadora precisa ser instalada no chão de sacadas, por exemplo.

A segunda diferença entre as condensadoras do ar-condicionado, é de que o modelo circular costuma ocupar um espaço físico menor. Sendo assim, é importante o usuário avaliar com antecedência as possibilidades e a sua necessidade.

Posso ter uma condensadora e mais de uma evaporadora?

O ar-condicionado multi split permite ter mais de uma unidade de evaporadora com apenas uma condensadora.
O ar-condicionado multi split permite ter mais de uma unidade de evaporadora com apenas uma condensadora.

Confira no site da Frigelar: Ar Condicionado Multi Split Inverter Samsung WindFree 28000 BTUs

Sim, você pode. Nesse caso o sistema é chamado de Multi Split. Ele é vendido em conjunto pela loja, com uma unidade externa (condensadora) e duas ou mais unidades internas (evaporadora). Assim, poderá ser chamado de Multi Split Bi (com duas evaporadoras), Multi Split Tri (com três evaporadoras).

A vantagem desse modelo é que tudo se concentra em apenas uma condensadora. Além disso, as evaporadoras instaladas em mais de um ambiente possuem suas funcionalidades independentes. Ou seja, é possível ligar quantas forem necessárias e programar a temperatura de cada uma delas de forma individual.

No caso do multi split, a potência que o ar-condicionado possui é dividida entre os ambientes que o equipamento está climatizando. Desta forma, todos os espaços entram em equilíbrio para uma boa temperatura.

Por exemplo: um modelo Multi Split Bi de 18.000 BTUs, significa que serão duas unidades internas e cada uma delas terá a potência de 9.000 BTUs. No caso de um aparelho Multi Split Tri de 36.000 BTUs, cada uma das três unidades evaporadoras terão a potência de 12.000 BTUs.

Mas é importante destacar que também temos a simultaneidade. Então não necessariamente funciona assim a distribuição de BTUs. Dependendo da marca do aparelho, é possível utilizar até 150% da capacidade do produto.

Agora você sabe a diferença entre a condensadora e evaporadora? Então aqui vai outra dica para você técnico refrigerista! Na Frigelar você encontra todas as soluções completas em peças e ferramentas para instalação e manutenção do seu ar-condicionado. Confira as opções no site, no APP ou em alguma loja próxima a você.

Acompanhe a Frigelar