Problemas durante a instalação do sistema de ar-condicionado VRF

O sistema de ar-condicionado VRF (volume de refrigerante variável) é uma tecnologia de ar-condicionado do tipo central e que se tornou muito popular devido à sua eficiência energética e flexibilidade de uso. Porém, como o sistema é composto por uma unidade externa e diversas unidades internas, é importante estar ciente de alguns problemas durante a instalação do VRF.

No caso do VRF, as falhas em funcionamento geralmente são bem semelhantes ao sistema de ar-condicionado Split. Porém, os maiores problemas estão ligados a má instalação.

Confira abaixo alguns dos problemas mais comuns que podem ocorrer durante a instalação do VRF!

Cuidados ao instalar o sistema de ar condicionado VRF

1 – Cabo de comunicação

Em uma instalação realizada com desatenção ou por um profissional inexperiente, é comum esse tipo de erro.

O cabo revestido da VRF contém três ou dois fios mais a malha. Ele é diferente do cabo PP, que é utilizado em aparelhos Split convencional. Quando for instalar os cabos de comunicação do VRF eles devem ser instalados em série. Ou seja, do início ao fim, deve-se trabalhar em um único cabo, sem emendas. Alguns fabricantes toleram emendas, enquanto outros não indicam de forma alguma.

2 – Terminais são fundamentais

Algumas pessoas costumam não dar a atenção necessária para o terminal. Porém, quando é necessário checar alguma irregularidade, é fundamental que o projeto tenha um terminal. Os bornes e conexões devem estar perfeitas e de fácil acesso. Isso gera mais segurança e agilidade tanto na hora da execução como do startup.

3 – Flanges corretas

Já falamos sobre flanges e flangeadores aqui no blog. As flanges precisam ser feitas da forma correta. Não é necessário força para conectar, pois acabará prejudicando os cabos. Após a flange realizada com cuidado, utilizando as ferramentas adequadas, o profissional deve ter o cuidado necessário para que o trabalho fique bem feito e não cause vazamentos.

Vale lembrar que em um sistema grande, com muitas evaporadoras e tubulações, as vezes encontrar onde há um vazamento é uma tarefa bem complicada. Portanto, o momento da instalação requer atenção para que tudo fique em perfeito funcionamento.

4 – Soldas da maneira correta

Faça sempre soldas com nitrogênio. Fazer soldas da maneira errada e depois ter que limpar o local é trabalhoso. Dê preferência para a maneira correta e para o nitrogênio. Afinal, ele não oxida e não gera a sujeira/fuligem que pode prejudicar todo o sistema.

Utilizando apenas nitrogênio fica menos trabalhoso, assim o vácuo e o trabalho serão mais ágeis e completos.

5 – Pressurização por etapas

Por vezes muito negligenciado, no VRF é impossível falar em instalação sem pressurizar. No VRF a linha pode conter dezenas ou até centenas de metros, então é fundamental que seja realizada a pressurização para se certificar que não haja vazamento.

Quando se tem uma instalação muito grande, é aconselhável fazer uma pressurização por trechos. Por exemplo, em um sistema com 60 evaporadoras, realize a pressurização em trechos de 10 em 10 evaporadoras. Realizar por trechos é mais assertivo para avaliar algum vazamento.

6 – Vácuo é fundamental

A execução do vácuo é necessária e fundamental. Utilize as ferramentas corretas, como o vacuômetro e não deixe de realizar. O vácuo é imprescindível para todas as instalações de sistemas de ar condicionado e no VRF não seria diferente. Sistema em bom funcionamento é sistema com as linhas limpas e só o vácuo consegue afirmar esse funcionamento correto.

Alguns cuidados importantes na hora da instalação do VRF

Como podemos ver, a instalação correta do sistema de ar-condicionado VRF é fundamental para garantir o desempenho ideal e evitar futuros problemas.

Assim como cuidados durante a instalação, o planejamento anterior também é essencial, como a realização de um projeto adequado para garantir que o sistema seja dimensionado corretamente para as necessidades do local.

Vale ressaltar também, o cuidado com a localização das unidades externas, que devem ser realizadas em locais arejados e com boa circulação de ar. Além disso, a instalação das unidades internas não pode ter a sua vazão de ar obstruída.

Outros cuidados essenciais se dão referente a instalação e isolamento correto das linhas (tubulações). Desta forma, os dutos, caso forem utilizados, devem possuir conexões perfeitas para não haver vazamentos e serem fixados de forma firme, mas sem que sejam danificados.

Portanto, os cuidados pré-instalação farão a diferença no bom funcionamento de todo o sistema de ar-condicionado VRF e devem ser tratados com muita atenção.

Na Frigelar, você encontra as melhores opções em peças, ferramentas e soluções completas para sistema de ar-condicionado VRF. Confira ótimas ofertas no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar