Máquina de lavar: aprenda a fazer a manutenção e a troca de rolamento e retentor

Se a máquina de lavar está fazendo barulho, pode ser um sinal de que algo errado está acontecendo com os rolamentos e retentores, peças fundamentais da lavadora. A correta utilização e montagem dessas peças poderá garantir o perfeito funcionamento do aparelho e a sua vida útil.

Por causa da importância dessas peças para a lavadora, é necessário prestar atenção na hora que elas precisam ser trocadas. Saiba mais neste artigo do Blog do Seu Paschoal:

O que é um retentor de máquina de lavar e como trocar?

O retentor é uma peça circular de borracha, que possui um reforço metálico. É através dela que é possível realizar a vedação de óleos, graxas e fluídos dentro de um sistema de movimentos rotativos, ou ainda axiais. 

De acordo com Arnoldo Beskow, técnico em refrigeração, ar-condicionado e eletrotécnica, a escolha do material elastomérico para cada função a cumprir depende principalmente dos fluídos em contato com o elastômero. Existe uma sequência que pode ser utilizada para escolher de forma correta o composto do retentor. “Os retentores devem ser utilizados conforme projeto do fabricante da máquina de lavar roupas” afirma o idealizador do site Arnoldo Cursos.

Para realizar a troca, Arnoldo aconselha: “é necessário verificar no tubo ou eixo onde esse retentor vai trabalhar, se existem marcas de desgaste. Se houver, substitua o eixo ou o tubo desgastado. Ao montar o retentor, cuide para não danificá-lo e passe uma camada de lubrificante no eixo ou tubo onde o mesmo vai trabalhar.”

Veja também: Orçamento formal, sempre um bom começo


Saiba como substituir os rolamentos de uma lavadora

No caso dos rolamentos, para que possam operar de maneira confiável, evitando o contato direto de metal com metal entre os corpos rolantes, eles devem estar sempre bem lubrificados. A escolha do lubrificante e do método de lubrificação mais adequados para cada aplicação de rolamentos é fundamental para o bom funcionamento das máquinas.

“O fabricante da máquina de lavar roupas determina no seu projeto o tipo, tamanho e 

vedação que deve ter o rolamento. É importante ressaltar a importância de sempre usar o rolamento recomendado” explica o técnico. 

Por exemplo:

O rolamento pode ser sem vedação ou então ter as seguintes vedações:

  • Vedação ZZ = para pó e poeira
  • Vedação 2RS = para pó, poeira, líquido e umidade.

Portanto, Arnoldo faz a recomendação: “ao retirarmos o rolamento, geralmente temos que bater no seu anel interno, isso vai fazer com que ele se danifique e perca sua vida útil. Por isso, devemos sempre substituí-lo. E quando colocarmos o novo, devemos ter uma ferramenta que apoie no seu anel externo somente para não danificá-lo.”