Como está seu cadastro no Ibama?

O calor está chegando e você deve estar se preparando de todas as formas para aproveitar a melhor época do ano em volume de serviço.

Não se esqueça, então, de colocar entre as prioridades uma checada no seu Cadastro Técnico Federal, aquele controle pedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para saber a quantas anda o consumo de substâncias como os gases refrigerantes, que são monitorados.

Nossa atividade pertence ao “Código 21-3 – Outros Serviços – Utilização de substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal – Gás do ar condicionado”.

A grande maioria das revendas do nosso setor só está vendendo gás para profissional cadastrado no portal do Ibama, com renovação a cada três meses, como manda a lei.

Se você ainda não se cadastrou ou quer renovar o seu registro, faça o seguinte:

 

  • Para começar, instale o navegador Mozilla Firefox no seu computador, pois o formulário fica mais fácil de ser preenchido com ele, conforme explica o próprio Ibama em sua página;
  • Depois, entre neste link: https://servicos.ibama.gov.br/ctf/cadastroInicialPessoaFisica.php. Se aparecer uma mensagem informando que a página é insegura, clique sobre “Avançado”. Em seguida, vai surgir na parte de baixo uma caixa de diálogo para você adicionar o endereço da página à lista de exceção. Basta fazer isso para entrar sem problema;
  • Daí em diante, é só colocar as informações solicitadas, pois são dados que você conhece melhor que ninguém.

 

Mais uma dica: crie um histórico de seu consumo de fluido refrigerante mês a mês, guardando numa pasta as notas fiscais de suas compras, pois a cada renovação do cadastro essa informação será pedida.

Terminal de cadastro no Ibama
Terminais para atualização do cadastro do Ibama podem ser encontrados nas lojas da Frigelar