Tire o máximo proveito dos aplicativos

Para rodar no smartphone, notebook ou computador de mesa, sempre existem aplicativos capazes de tornar seu negócio mais eficiente e ajudá-lo a conquistar novos clientes, seja você um empresário ou profissional autônomo.

Um bom começo para entrar nesse maravilhoso mundo dos softwares é encontrar no mercado um gerenciador de tarefas que permita visualizar, de forma abrangente, todas as atribuições suas ou da equipe, com o respectivo acompanhamento de cada etapa.

Na prática, um bom programa do gênero permite agendar trabalhos, rastrear seu progresso, identificar aqueles que já foram concluídos e definir prioridades.

Uma dica interessante é a escolha de um produto que permita algum grau de personalização, por exemplo, adicionar e renomear campos, pois assim será possível ter uma estrutura com o seu jeitão.

Bem, agora que nós já estamos mais eficientes e, consequentemente, faturando mais, é chegada a hora de pensar num bom aplicativo de gestão financeira, que além de manter em dia o seu fluxo de caixa, poderá abastecer a contabilidade interna ou terceirizada com as informações essenciais ao cumprimento das obrigações perante o fisco.

Estar bem informatizado neste setor permitirá a você ter um verdadeiro raio-x em tempo real das suas finanças, sabendo o melhor momento de investir em algum instrumento ou ferramenta, por exemplo. Um sistema de controle financeiro simples e fácil de usar é o QuickBooks ZeroPaper.

No mercado ainda existem inúmeros aplicativos desse tipo destinados às micro e pequenas empresas. Escolha aquele que pareça mais completo e simples de operar, seja por você ou alguém de sua equipe, pois sua especialidade – lembre-se – é HVAC-R, não administração.

Aplicativo Embraco Toolbox para refrigeristas
Aplicativo Toolbox, da Embraco

Para agilizar trabalhos técnicos, há uma série de aplicativos gratuitos disponíveis no mercado, como o Embraco Toolbox e o Mobile Technician, da Fujitsu, entre outros.

Por fim, já que estamos operando com mais eficiência em campo e tendo o controle financeiro nas mãos, chegou a hora de ampliar nossa clientela e isso só é possível com a ajuda de um bom aplicativo de comunicação e marketing, ajudando a interagir melhor com os clientes atuais e futuros.

Usar a ferramenta certa neste campo ampliará seus canais de comunicação, pois já vai longe o tempo em que ter uma linha telefônica fixa ou móvel era suficiente para manter o contato permanente com o mercado.

Hoje, quem atua no nosso setor precisa ser achado também na internet, graças a estratégias de comunicação criativas que requerem a utilização de bons softwares disponíveis no mercado.

Um bom exemplo disto são os aplicativos de jogos móveis e informativos, frequentemente usados para promover produtos e serviços. Outro é o uso de aplicativos de redes sociais para manter uma presença on-line e cultivar interações ou compromissos dos clientes.

Embora não tenham sido desenvolvidas como ferramentas de marketing, as mídias sociais têm demonstrado muita força neste campo e usar os softwares corretos também pode fazer toda a diferença nesta hora.

Portanto, ao fazer sua escolha, leve em conta se você obterá um bom retorno sobre o investimento realizado, se comprará um sistema com as ferramentas e recursos que realmente precisa e, claro, se tem dentro de casa a pessoa certa para operá-las.

Aplicativos facilitam dia a dia dos refrigeristas
Aplicativos facilitam dia a dia dos refrigeristas