Por que utilizar solda prata para brasagem?

Se você precisa realizar um processo de brasagem, a solda prata é uma excelente opção. Afinal, ela é conhecida como “solda forte” por sua alta resistência mecânica. No entanto, é importante procurar a orientação de um profissional qualificado em brasagem para garantir que seu trabalho seja feito corretamente. Mas você sabe por que é tão indicado utilizar solda prata para brasagem?

Aqui no Blog do Seu Paschoal você vai entender um pouco mais sobre brasagem e porque utilizar solda prata. Confira!

O que é brasagem?

É um processo de união de materiais através do aquecimento das partes a serem unidas abaixo da temperatura de fusão das mesmas e acima de 450ºC, com adição de metal em estado líquido o qual penetra na folga existente. Ao se resfriar a junta torna-se rígida e resistente.

A vantagem deste processo é a união de componentes preservando seus formatos, uma vez que os metais de base não se fundem. Nas instalações de refrigeração por exemplo, é possível fazer a união de tubulações sem deformações, preservando a qualidade do tubo e garantindo a resistência da junta.

Cuidados com a realização da brasagem

O processo de brasagem é delicado e alguns cuidados devem ser observados para garantir a segurança do profissional e a resistência da junta.

É fundamental realizar uma boa preparação dos componentes a serem unidos, realizando-se uma excelente limpeza. Para maiores informações sobre a preparação das juntas, baixe gratuitamente o Manual de Brasagem da Harris.

Confira o Manual de Brasagem da Harris para acompanhar todas as orientações!

A utilização de EPIs é uma necessidade para garantir a sua segurança. Afinal, o brasador lidará com maçarico ou algum equipamento semelhante para aquecimento que requer cuidado.

Por que utilizar Solda Prata para brasagem?

A Solda Prata é um metal de adição muito utilizado em uniões de metais dissimilares através do processo de brasagem, com alta resistência mecânica e excelente qualidade. É possível brasar aços, aços inoxidáveis, metal duro, cobre, latão, entre outros. A Solda Prata também é indicada para união de tubos de cobre com cobre em algumas aplicações específicas na produção de equipamentos e instalações de sistemas de refrigeração.

A composição das ligas de Solda Prata possui como base os metais Cobre, Zinco e Prata, podendo conter Estanho, Níquel e Manganês para melhoria em alguns atributos. A Prata contida na liga é um metal precioso e de custo elevado, o qual impacta o preço do produto, desta forma é importante que os mecânicos e refrigeristas saibam como selecionar a liga de Solda Prata adequada ao seu processo.

Neste sentido, compartilharemos algumas informações sobre esta linha de produtos, mantendo o time de vendas da Frigelar e da Harris à disposição para qualquer suporte técnico necessário.

Lembre-se sempre de utilizar o Super Fluxo PRATA – 80g (confira aqui o vídeo sobre este produto) da Harris para aplicação das ligas de Solda Prata, ou procure a linha Revestick, a qual apresenta varetas de Solda Prata revestidas de fluxo, facilitando a brasagem e o trabalho do mecânico.

CUIDADOS COM A SAÚDE – EXIJA SOLDA PRATA ISENTA DE CÁDMIO

O que é o Cádmio?

Como mencionado anteriormente, a prata contida nas ligas de Solda Prata é um metal precioso e de alto valor, porém necessário para redução da temperatura de trabalho da liga, garantir alta ductilidade e resistência da solda e também melhoria da fluidez no momento da aplicação. Em busca de reduzir o custo do produto e manter o mesmo desempenho na aplicação, foram desenvolvidas ligas de solda prata com Cádmio, o qual atua de forma parecida com a prata na liga, aumentando a fluidez e reduzindo a temperatura de trabalho.

Sendo uma boa alternativa de custo, porque não devemos utilizar ligas de Solda Prata com Cádmio então?

O Cádmio é um metal prejudicial à saúde e ao meio ambiente, além de ser altamente cancerígeno. Portanto preserve sua saúde exigindo as ligas de Solda Prata Harris, todas elas isentas de Cádmio e disponíveis nas lojas Frigelar.

Solda prata em juntas de cobre com cobre

Há muitas dúvidas sobre qual produto ou liga utilizar em determinada brasagem. Com uma grande variedade disponível no mercado, é natural haver essas dúvidas entre os profissionais na hora de realizar a brasagem em juntas de cobre com cobre.

As ligas fosforosas, FOSCOPER (liga de cobre e fósforo) e SILFOSCOPER (liga de cobre e fósforo com prata 2%, 5% ou 15%) são os produtos geralmente empregados nas uniões de cobre com cobre seguindo as orientações de uso e seleção indicadas no Manual de Brasagem Harris. No entanto, há exceções, sendo a principal delas quando o equipamento produzido for trabalhar em ambiente sulforoso, ou seja, ambientes onde há a presença de enxofre.

Ambientes sulforosos geralmente são encontrados perto de aterros sanitários, rios e mangues poluídos, fabricas que produzem borrachas dentre outros. Quando o equipamento de refrigeração ou ar condicionado for instalado nesses ambientes, haverá uma natural corrosão seletiva do fósforo contigo nas ligas de FOSCOPER e SILFOSCOPER pelo enxofre suspenso no ar, deixando o metal de brasagem depositado escuro, poroso e com vazamento. A única solução para esses casos é o uso de solda prata, uma vez que não contem fósforo em sua composição.

Mesmo que o investimento seja maior na utilização da Solda Prata, a segurança e a durabilidade destas ligas garantem o serviço correto e a confiabilidade dos clientes.

Solda prata em juntas de aço cobreado

A aplicação da Solda Prata é muito comum nas instalações ou reparos de refrigeradores onde se instalam compressores com uniões brasadas de tubos de aço cobreado em tubos de cobre, bem como na união dos condensadores produzidos em aço, como condensador skin, por exemplo.

Ligas fosforosas apresentam capacidade de brasagem do aço, porém há formação de camadas intermetálicas frágeis, gerando trincas e vazamentos.

O uso de solda prata sempre irá requerer o uso de fluxo, sendo o SUPER FLUXO PRATA 80g sua melhor escolha.

Para evitar o inconveniente de ter um produto químico na mala de ferramentas, correndo riscos de vazamentos, derramamentos e mesmo a secagem e a perda do fluxo, bem como eventual contaminação do mesmo, a HARRIS dispõem da linha Revestick, a qual contem varetas de solda prata já revestidas de fluxo, essas varetas estão disponíveis em embalagens plásticas adequadas para garantir sua proteção e facilidade de alocação na mala de ferramentas, sem causar danos ao produto. Procure pela Revestick e evolua sua forma de brasar.

Qual solda prata é a mais utilizada pelos refrigeristas?

Devido a elevada sensibilidade ao custo, é comum a busca pelo menor conteúdo de prata possível nas ligas de solda prata, porém isso afeta diretamente a temperatura de brasagem e a fluidez do material, de forma que um baixo teor de prata exigirá maior aquecimento dos tubos, maiores danos aos mesmos, maior tempo de brasagem, maior consumo de gás e ainda assim menor penetração na junta, o que pode elevar a incidência de vazamentos.

Uma liga que busca um bom equilíbrio entre custo e qualidade, é a Solda Prata Harris SS26T em vareta, sendo ela a mais utilizada pelos refrigeristas. A Frigelar está preparada para atender as necessidades de seu processo, bem como indicar a liga adequada de acordo com os diferentes percentuais de prata e aplicações.

Para maiores informações sobre a seleção das ligas de Solda Prata, acesse este vídeo e aumente seu conhecimento: Solda Prata.

Na Frigelar, você encontra diversas opções em soldas, tubos e peças, com soluções completas para os seus serviços. Acompanhe as melhores ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar