O marketing digital para o técnico de ar-condicionado
Impulsionado pela crise da covid-19, o Marketing Digital tornou-se uma ferramenta imprescindível para todas as empresas e serviços. E isso inclui até mesmo os técnicos de ar-condicionado. Mesmo com pouco investimento, é possível abandonar de vez práticas que envolvam a distribuição de panfletos e a venda de boca a boca ao transformar a internet em sua maior aliada.
Hoje, o Blog do Seu Paschoal aponta os benefícios de adotar essa estratégia, além de desmistificar alguns pré-conceitos sobre a área. Confira!
O que é Marketing Digital
Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de estratégias voltadas à promoção de uma marca ou serviço no ambiente online. Ele pode ser aplicado de diversas formas e em diferentes ferramentas. Dois exemplos são o envio de e-mails com promoções a clientes e a produção de conteúdo para as redes sociais.
Essas, no entanto, representam apenas duas das cinco vertentes mais utilizadas pelas grandes empresas. As outras são: Marketing de Conteúdo, que visa educar ou entreter o público com o objetivo de fidelizá-lo; Marketing de Busca (SEM/SEO), para colocar o site da empresa no topo dos resultados de sites de pesquisas como Google; e a otimização de conversão, cujo enfoque é transformar visitantes da página digital em clientes.
Independente de qual caminho a ser seguido, é fundamental entender o objetivo primário. É atrair clientes? Ser conhecido em determinada região? Ou, quem sabe, se tornar uma autoridade como técnico de ar-condicionado? A resposta deve nortear a adoção de quaisquer metodologias de Marketing Digital para ter a melhor chance de sucesso.
Principais vantagens da estratégia
O Marketing Digital guarda algumas diferenças em relação à publicidade tradicional — onde se compra espaços de anúncio durante intervalos na TV ou nos jornais. Na prática, significa que as vantagens também divergem, embora cada vez mais a aposta na internet esteja se mostrando acertada. Confira alguns dos principais benefícios da adoção do Marketing Digital:
A internet é onde todo mundo está
Cada vez mais pessoas vêm utilizando a internet não apenas para se comunicar, mas descobrir novos locais, buscar a avaliação de um produto que pretendem comprar, se informar e se entreter. Por isso, é fundamental qualquer profissional ter presença nesse ambiente, especialmente se alguém estiver procurando por “técnico de ar-condicionado” em um mecanismo de busca. Boas práticas de SEO (Otimização para Motores de Busca, na sigla em inglês) já podem garantir bons resultados a zero custo.
As redes sociais também se tornaram parte essencial de qualquer negócio. O Brasil tem uma média de 3h46 de tempo médio diário gasto usando redes sociais. Na pesquisa do eMarketer, ele é o segundo país do Top 10, só perdendo para as Filipinas. Ou seja: nada de fugir do Facebook, Instagram e WhatsApp se quiser ser encontrado.
Capacidade de segmentação
Não é à toa que usuários de redes sociais costumam receber anúncios referentes aos seus interesses. Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a capacidade de segmentar as campanhas da empresa, direcionando seu tempo, energia e dinheiro ao público correto.
O enfoque de determinado técnico pode ser em negócios familiares. Neste caso, poderia pensar em campanhas com peças publicitárias que empatizem com as dores e responda às dúvidas desse público.
Análise de dados
É preciso pouco tempo após o lançamento de uma campanha para analisar o desempenho dela. Com isso, negócios podem adaptar sua estratégia rapidamente caso perceba que as coisas não estão indo conforme o planejado. Além disso, traz mais precisão na hora de definir o público.
Essa facilidade não ocorre com uma simples distribuição de folhetos. Ao final do dia é possível saber quantos materiais foram entregues, mas não há como descobrir se realmente foram lidos. Agora, ferramentas de E-Mail Marketing são capazes de mostrar se a mensagem foi aberta, quando o destinatário clicou em um link e até se agendou um serviço.
O Marketing Digital também possibilita criar relatórios das campanhas com dashboards contendo os principais resultados atingidos. E, se for do interesse, qualquer empresa pode passar a tomar decisões somente guiadas por dados. Nesse caso, a informação não é apenas um suporte ao Marketing do produto, mas o ponto de partida de qualquer ação publicitária.
Investimento relativo
Não é preciso investir muito para obter bons resultados com Marketing Digital. Às vezes, bastam fotos de uma instalação simples e um anúncio no Instagram para surgirem mais clientes. Embora existam valores mínimos para cada rede social, não chegam nem perto do que precisaria para investir na mídia tradicional. De quebra, vem com todas as vantagens descritas acima.
Por onde começar?
A análise do desempenho do negócio e da concorrência é o primeiro passo do Marketing Digital. Depois, um planejamento com metas de curto, médio e longo prazo é definido. Na sequência, vem a definição da persona — o cliente ideal, utilizado como direcionador na hora de definir o tipo de Marketing que deve ser feito. Por fim, a análise de dados mostra o sucesso ou fracasso das estratégias adotadas, apontando caminhos para a melhora.
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