Compressor substitui óleo por refrigerante

Você sabia que já existe um compressor hermético que dispensa o uso de óleo lubrificante? Ele se chama Wisemotion e foi desenvolvido pela Embraco, empresa de origem brasileira pertencente ao grupo Whirlpool.

Ainda sem data prevista para chegar ao nosso mercado, o produto usa o próprio fluido refrigerante (R-134a ou R-600a) para eliminar o atrito nos mancais, proeza conseguida graças a uma série de características de engenharia estudadas durante dez anos.

Os resultados obtidos com tanto tempo de prancheta incluem redução de tamanho pela metade, em comparação a um compressor convencional, e nível de ruído quase imperceptível.

Outra característica destacada pela indústria é a mínima variação de temperatura dentro do refrigerador, já que o Wisemotion funciona de acordo com a demanda de frio e, por isso, conserva melhor os diferentes alimentos.

A novidade também simplifica a logística, pois não existe o risco de inundação por lubrificante, além de possibilitar diferentes leiautes, uma vez que a invenção não precisa ter sua localização limitada à parte inferior traseira dos refrigeradores.

Quando o produto estiver por aqui, uma facilidade extra para o nosso trabalho vai ser a dispensa de cuidados especiais com o manuseio do óleo durante as manutenções e até mesmo na hora de descartar o compressor ou o próprio refrigerador.