Como funciona o separador de óleo na câmara fria?

O separador de óleo é uma peça que não vem junto com o sistema da câmara fria, mas é muito importante que seja adquirido e instalado. Isso garante o aumento da vida útil do sistema e ainda uma operação perfeita do compressor. Mas além de adquiri-lo, é importante você saber como funciona o separador de óleo na sua câmara.

Aqui no Blog do Seu Paschoal, vamos explicar tudo sobre o separador de óleo. Confira:

Para que serve o separador de óleo?

De grande importância nos sistemas de refrigeração, os separadores de óleo têm a função de realizar a separação entre o óleo lubrificante do compressor e o fluído refrigerante. A peça é ainda mais imprescindível em sistemas que contém grandes linhas (tubulações) frigoríficas.

Essa separação entre óleo lubrificante do compressor e fluido refrigerante garante o bom funcionamento do compressor, já que o separador faz com que o óleo retorne. Além disso, também contribui com o bom funcionamento do sistema, deixando as tubulações mais limpas para que o fluido refrigerante climatize o ambiente e garante o conforto adequado.

Uma informação importante, é que a quantidade de óleo lubrificante que circula com o fluido refrigerante pelo circuito frigorífico da câmara fria deve ser diminuída ao máximo. Assim, respeitando os limites conforme o deslocamento volumétrico que garantirá a melhor performance e a lubrificação do compressor. Por isso o separador de óleo se faz tão importante.

Quais as vantagens do separador de óleo?

O funcionamento correto do compressor e a garantia de uma maior vida útil ao sistema são as principais vantagens do separador de óleo.

Como o óleo lubrificando o compressor e o fluido refrigerante andam juntos durante o funcionamento do sistema de refrigeração, o separador protege o compressor. Assim realizando o retorno do óleo em condições perfeitas de funcionamento e mantém o nível de óleo constante.

Outra vantagem é que o separador de óleo garante o desempenho adequado do sistema por completo. Pois praticamente evita que micro gotículas de óleo fiquem armazenas nas linhas da evaporadora e da condensadora, garantindo assim uma melhor eficácia do sistema e prolongando sua vida útil.

Como funciona o separador de óleo?

Os separadores de óleo têm a função de realizar a separação entre o óleo lubrificante do compressor e o fluído refrigerante
Os separadores de óleo têm a função de realizar a separação entre o óleo lubrificante do compressor e o fluído refrigerante.

Confira este produto na Frigelar: Separador Óleo 3/8 Solda Hermético EOS

É nas linhas de descarga do compressor que são instalados os separadores de óleo. As linhas são seladas (soldadas) no separador, evitando conexões flangeadas, que podem causar vazamentos.

Os separadores de óleo contam com três esperas em sua parte superior, sendo uma para a entrada da linha, outra para a saída da linha, que segue para o sistema, e uma terceira, menor, que leva o óleo lubrificante extraído de volta para o compressor.

Geralmente os aparelhos contam com uma escrita junto as esperas que indicam qual é a entrada, saída e a de retorno de óleo. Caso não tenha, os aparelhos costumam vir com manuais explicando a forma correta de utilização.

Explicando o funcionamento interno do separador, na parte de entrada, logo o aparelho irá separar o óleo, fazendo com que ele permaneça no fundo do separador até ser expelido por uma espécie de válvula agulha. Esta que será aciona pela boia que existe dentro do equipamento.

Conforme o separador vai fazendo a separação do óleo, ele automaticamente já libera o fluido refrigerante que vai sendo expelido pela saída e segue rumo ao sistema. O óleo que fica retido no fundo do separador vai enchendo até o ponto que aciona a boia e nesse momento ela abre a válvula agulha e o óleo é expelido pela saída menor, a que devolve o óleo ao cárter do compressor.

Então, o gás saía do compressor para o sistema através da tubulação (linha). Com a adição do separador de óleo, essa tubulação será cortada e tendo entre elas o separador.

A linha que sai do compressor entrará no separador (entrada) e do separador o restante da linha seguirá para o sistema novamente (saída). Além disso, na terceira espera, a menor na parte superior do separador, será colocada uma linha (tubulação) de retorno até o compressor, que é a linha que devolverá ao compressor o óleo que foi separado.

Quais os tipos de separadores de óleo?

São diversos os tipos, modelos e capacidades de separadores de óleo. A diferença principal está no fluxo de massa que será bombeada através dele.

A eficiência do separador de óleo dependerá do funcionamento do próprio separador e do dimensionamento realizado pelo profissional. Estando a instalação e o dimensionamento adequado, a eficiência pode beirar a perfeição, chegando até 99% do objetivo de separar o óleo e retorná-lo para o compressor.

Entre as capacidades, encontramos alguns separadores de óleo centrífugos herméticos de 1/2, 3/4, 3/8, 5/8, 7/8, 1.1/8, entre outros.

Onde encontro separadores de óleo?

A Frigelar comercializa diversos separadores de óleo contendo todas as capacidades que citamos acima. São separadores de óleo de qualidade, da marca EOS e podem ser utilizados em refrigerantes CFC, HFC e HCFC. Confira aqui a pesquisa de produtos que fizemos e os preços: Separadores de óleo EOS.

A Frigelar ainda disponibiliza diversas peças, ferramentas e aparelhos para contribuir com o profissional refrigeristas no dia-a-dia. Você também pode conferir as melhores opções no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

E aí, profissional! Gostou do nosso conteúdo? Deixe abaixo seu comentário. Sua mensagem é muito importante para nós. Até a próxima!

Acompanhe a Frigelar