Defeitos no termostato? Saiba o que fazer com o refrigerador
Barulhos estranhos, dreno entupido, vazamento de gás, lâmpada queimada. Esses são alguns dos problemas mais comuns que vemos nos refrigeradores. Contudo, é compreensível que um aparelho de uso contínuo como a geladeira apresente problemas com o tempo. Assim, boa parte deles está ligada ao sensor responsável por iniciar ou interromper a atividade do compressor: o termostato. Veja aqui no Blog do Seu Paschoal os principais defeitos no termostato do seu refrigerador.
Os termostatos são itens projetados para controlar a temperatura interna dos aparelhos de refrigeração. Assim, eles detectam e reparam variações de temperatura, promovendo uma melhor eficiência energética do sistema. Esses itens são formados por dois componentes básicos: sensores e reguladores.
Os sensores têm o objetivo de indicar a amplitude térmica, enquanto os reguladores são responsáveis por controlar a mesma oscilação. Existem diferentes modelos disponíveis no mercado. A escolha ideal depende das condições de uso do componente, assim como dos limites da temperatura de trabalho.
O fato é que o mau funcionamento do dispositivo prejudica todo o sistema de resfriamento. Por isso, a intervenção de um especialista é tão importante. A seguir, conheça os principais defeitos que inviabilizam a atuação do termostato.
A temperatura não alcança o valor marcado
Isso pode significar que o termostato não está funcionando. Para ter certeza, gire o botão do dispositivo até o ponto máximo (mais frio) do marcador. Em seguida, observe se o compressor é iniciado. Caso a resposta seja negativa, então realmente podem ser defeitos no termostato. Em outras palavras, o componente não está suficientemente “colado” para atingir a temperatura desejada.
A temperatura ultrapassa o valor marcado
O procedimento é diferente quando o refrigerador está quente demais para o armazenamento de alimentos e bebidas. Primeiramente, certifique-se de que o bulbo do termostato está fixado de maneira adequada. Logo após, mova o botão do dispositivo para o ponto mínimo (menos frio). Então, se o compressor não desligar, é preciso substituir o termostato.
Defeitos no termostato? O que acontece quando ele não funciona
Outros sintomas podem indicar facilmente a existência de problemas no componente. Confira abaixo:
- Compressor nunca liga: significa que a temperatura do refrigerador não está regulada. Assim, como resultado, os alimentos armazenados dentro do equipamento vão estragar.
- Compressor nunca desliga: quando isso acontece, a parte inferior da geladeira (onde as frutas e os vegetais normalmente são acondicionados), arrefece de maneira exagerada. Nesse caso, água, sucos, refrigerantes e outros líquidos podem acabar congelando.
- Gelo no equipamento: outro sintoma problemático é o excesso de gelo no evaporador. A obstrução entope as saídas de água. Posteriormente, prejudica a manutenção dos alimentos.
Quando trocar o termostato da geladeira
Existem situações em que a substituição da peça responsável por manter a temperatura do refrigerador constante é obrigatória. Observe alguns exemplos:
- Quando um circuito aberto é detectado ao medir a continuidade entre os terminais de saída do refrigerador.
- Quando é difícil movimentar o seletor de mudança de temperatura. Seja porque está rígido demais, seja porque está muito solto — girando em várias direções.
- Quando o dispositivo para de esfriar ou provoca o surgimento de gelo em todo o refrigerador.
- Se você medir o termostato com um aparelho próprio, e a leitura for diferente da esperada.
Portanto, caso haja necessidade de trocar o termostato do refrigerador, prefira peças de qualidade comprovada. Dispositivos originais são testados e autorizados antes de serem liberados para o mercado. Dessa forma, o sistema de resfriamento funciona por muito mais tempo, além de ter uma performance superior.
A Frigelar trabalha com itens fabricados por empresas consolidadas no campo da refrigeração. Aqui você encontra modelos ideais para o controle de temperatura, projetados para diferentes padrões de geladeiras e freezers. Ficou interessado? Entre em contato por meio da nossa Central de Atendimento.
muito bom!
Muito boa as instruções.
Iniciando no mercado .