Dia do Leitor: você sabia que a conservação dos livros está relacionada a temperatura do ambiente?

Seja para comerciantes que trabalham com livrarias, bibliotecas e acervos, a conservação dos livros é algo fundamental para os amantes de uma boa leitura. Hoje, no Dia do Leitor, vamos explicar para vocês como a refrigeração do ambiente e o uso errado do ar-condicionado pode afetar na conservação dos seus livros e danificar a sua coleção.

Esse texto pode ser bastante importante a dois públicos alvos nesse tema: os leitores do meio da refrigeração e aos leitores que amam ou trabalham com livros. Nem todo mundo sabe, mas o ar-condicionado e a refrigeração do ambiente podem ser determinantes no estado de conservação dos seus livros.

Mas como os livros podem ser danificados?

A temperatura do ambiente e do seu ar-condicionado, tem relação direta com a conservação dos livros devido ao material das capas e as folhas das páginas. Se você está se perguntando como isso é possível, a resposta é simples: a oscilação de temperatura do ambiente pode umidificar o local e condenar os seus livros.

Para você entender melhor, o ideal é que os acervos de livros não sofram variações de temperaturas. Devido as mudanças climáticas do local, e com a ajuda do ar-condicionado, muitas alterações podem comprometer o estado dos seus produtos, das páginas e da capa dos livros.

Digamos que em um dia de alta temperatura você tenha passado um longo tempo com o ar-condicionado no frio. Quando o aparelho for desligado, o local será umidificado pela baixa de temperatura e a oscilação devido ao calor da temperatura ambiente. Isso fará com que seus livros fiquem úmidos. E essa situação é tudo que não desejamos para produtos a base de papel, não é mesmo?

Os livros ficarem em um ambiente úmido podem danificar as cores da capa ou até criar rugas nela. Mas o principal é a possibilidade de danificar as páginas, podendo inclusive criar mofo nos seus livros.

Pensando em todas essas situações, o ideal é que o sistema de climatização dos ambientes permaneça ligados 24 horas por dia. Inclusive quando o local estiver fechado. Além disso, pensando na conservação dos livros, é aconselhado que a temperatura do local fique entre os 20ºC e 23 graus. E se possível, com a umidade relativamente controlada entre 50 e 60%.

Essas recomendações se tornam úteis tanto para comerciantes com livrarias, acervos e afins, assim como para amantes de leitura que possuem seus livros em casa, nas suas prateleiras ou estantes.

Essas dicas são importantes para que sempre sejam tomados os cuidados para preservar a vida útil dos seus livros. E você ainda pode ficar de olho se o ar-condicionado está respondendo de acordo com o sistema de refrigeração ideal que você precisa.

É necessário estar sempre atento a qualquer alteração ou detalhe diferente que seu ar-condicionado demonstre. Afinal, se houver algum vazamento nas instalações do seu aparelho, isso também poderá prejudicar muito os seus itens. Em caso de alguma anormalidade, consulte algum técnico ou especialista e agende uma manutenção antes que aconteça algo pior.

Esperamos que esse artigo seja útil para manter a qualidade do seu acervo ou suas coleções de livros por ainda mais tempo. Continue nos acompanhando para ficar por dentro de mais dicas e novidades. E uma ótima leitura!

Acompanhe a Frigelar