Acabamento é essencial nos tubos de cobre
Você sabe tão bem quanto eu que a ocorrência de rebarbas nos tubos de cobre pode causar sérios problemas nos sistemas de refrigeração e ar-condicionado, não sabe?
Pois bem, o negócio é afastar esse risco já no ato da instalação, fazendo o acabamento das tubulações com um escareador, ferramenta que pode ou não vir acoplada ao cortador.
No livro “Boas práticas no uso do cobre para refrigeração e climatização” (Senai-SP Editora), do professor José de Jesus Amaral Marques, eu li que é muito importante nessa hora virar a extremidade do tubo para baixo e tomar cuidado para não se ferir com a ponta do instrumento.
-
Livro ensina a lidar com o cobre
-
Tubos capilares: quando e por que usá-los?
-
Flangeamento ganha recursos de ponta
Outro detalhe a ser observado é evitar o escareamento excessivo e o consequente afinamento da parede do tubo, algo que se faz limando sua extremidade, até atingir seu diâmetro nominal.
Essa atividade também deve ser desenvolvida com a boca do tubo para baixo, a fim de prevenir outra ameaça frequente nesse campo, o acúmulo de limalha de cobre no interior da linha.
Agora falta pouco para concluir o trabalho, ou seja, apenas vedar o tubo com um tampão de borracha ou fita adesiva, que é a melhor forma de prevenir a entrada de umidade, poeira ou qualquer corpo estranho.
E não se esqueça: se você precisar de tubos de cobre e ferramentas de qualidade para fazer bem esse trabalho e deixar seu cliente 100% satisfeito, passe numa loja da Frigelar e fale com seu vendedor.