Possíveis falhas na válvula de expansão e como identificar

A válvula de expansão é um item importante para o bom funcionamento do ar-condicionado. Mas, uma possível falha nesse componente pode afetar diretamente o desempenho e a vida útil do seu aparelho. Portanto, saber identificar eventuais falhas na válvula de expansão pode ser essencial para evitar danos.

Aqui no Blog do Seu Paschoal, vamos conhecer melhor essa peça e falar sobre possíveis falhas na válvula de expansão e como identificar esses problemas.

O que é válvula de expansão do ar-condicionado?

A válvula de expansão é um componente fundamental no sistema de ar-condicionado, responsável por controlar o fluxo do refrigerante líquido no evaporador. Ela atua como um regulador, alterando a pressão do refrigerante de alta para à medida que o refrigerante circula pelo sistema e permitindo que o ar-condicionado funcione de maneira continua, eficiente e segura.

Quando o refrigerante atinge uma temperatura elevada, a válvula permite que ele seja expandido, assim reduzindo a sua pressão e temperatura. Quando o refrigerante esfria, a válvula limita sua contração, evitando pressões excessivas e protegendo o sistema.

Desta forma, a válvula de expansão é imprescindível para o correto funcionamento e segurança do ar-condicionado. Ela garante que o refrigerante mantenha as pressões e temperaturas adequadas durante o funcionamento.

Quais as possíveis falhas de uma válvula de expansão?

As falhas de uma válvula de expansão podem ocorrer quando ela estiver muito aberta ou muito fechada, por exemplo.

A abertura em excesso, conhecida como superalimentação, faz com que o fluido refrigerante em estado líquido esteja sendo enviado além da serpentina da evaporadora. Se a falha ocorrer no fechamento, ela estará subalimentada e a consequência é de que não existe refrigerante suficiente para evaporar e retirar o calor do ambiente.

O que pode provocar esses problemas, na maioria das vezes, é a umidade no sistema que chega na válvula de expansão e atrapalha sua operação ou mesmo contaminantes no sistema.

Outra possível causa para a válvula operar aberta demais pode ser uma falha quando ela detecta a linha de sucção. Essa abertura excessiva pode inundar o evaporador de fluido refrigerante líquido, que será sugado pelo compressor, e pode ocasionar, por exemplo, falhas no compressor por retorno de líquido ou golpe de líquido e comprometerá o equipamento.

Em contrapartida, o fechamento excessivo resultará em uma perda de rendimento e no aumento da temperatura a ser controlada, comprometendo o funcionamento do sistema e pode causar também danos ao compressor, como por exemplo, superaquecimento.

O problema de desgaste da válvula não pode ser desconsiderado. Com o tempo, as peças da válvula podem se desgastar e perder sua eficiência. Isso pode ser identificado por barulhos ou vibrações estranhos no sistema do ar-condicionado.

Como identificar as falhas na válvula de expansão?

Confira na Frigelar: Corpo Válvula Expansão TEN 2 R134 Danfoss

Existem diversas formas de identificar as possíveis falhas na válvula de expansão do ar-condicionado. A primeira delas pode ser até mesmo visual. Afinal, é possível verificar a válvula e os tubos de refrigerante para detectar vazamentos, peças soltas ou sinais de desgaste.

Outra forma dentre as mais simples seria escutar atentamente o sistema para identificar barulhos estranhos, como chiados ou cliques, que podem indicar problemas com a válvula de expansão.

O próprio desempenho do sistema pode ser uma pista para identificar possíveis problemas na válvula de expansão do ar-condicionado. Fique atento ao desempenho do sistema do aparelho, incluindo a temperatura e a umidade do ar, para examinar se está funcionando corretamente.

A última dica diz respeito a pressão do sistema. Observe se está dentro da faixa normal de operação. Se a pressão estiver baixa ou alta, isso pode indicar uma falha na válvula de expansão.

Sendo assim, nossas principais dicas para identificar uma falha na válvula de expansão é verificar regularmente a pressão do sistema de ar-condicionado, realizar inspeções visuais frequentes, escutar atentamente quaisquer barulhos ou vibrações estranhos e, claro, ficar atento ao desempenho do ar-condicionado.

Lembre-se também

Caso o aparelho não esteja climatizando corretamente o ambiente, é porque algum problema está havendo. Essa observação é importante por parte dos usuários e, caso suspeite de algum problema, é recomendado procurar um profissional qualificado para realizar a manutenção e reparo do sistema.

Outra dica importante é realizar manutenções periódicas no aparelho, incluindo a verificação da válvula de expansão. Esse cuidado é importante para evitar problemas futuros, garantir o funcionamento correto e eficiente do sistema, além de garantir que a vida útil do aparelho seja a maior possível.

Gostou do nosso conteúdo? Na Frigelar você encontra as melhores opções em válvula de expansão e peças para refrigeração, além de peças e suportes para o seu ar-condicionado. Fique por dentro das ofertas no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar