Ventilador da condensadora da câmara fria: como realizar a troca correta?

O ventilador da condensadora é uma peça fundamental para o funcionamento da câmara fria. Mas, assim como qualquer outra peça, ele também pode estragar ou ter problemas para seu funcionamento da forma indicada. Mas quando ocorre alguma falha ou defeito, é o momento certo de trocar o ventilador da condensadora.

Assim no Blog do Seu Paschoal, você vai saber como trocar o ventilador da unidade condensadora da câmara fria.

O que é uma câmara fria e qual a sua função?

Uma câmara fria é um espaço refrigerado utilizado para armazenar alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis mantendo a sua conservação abaixo da temperatura ambiente.

A principal função de uma câmara fria é manter esses produtos frescos e seguros por um período prolongado. Assim, retardando o crescimento de bactérias e microrganismos que podem deteriorar a qualidade dos itens e reduzir a sua vida útil.

As câmaras frias são amplamente utilizadas em diversos setores, desde a indústria alimentícia até a área da saúde. Elas são projetadas para atender às necessidades específicas de armazenamento, incluindo temperatura, umidade e fluxo de ar. Isto, a fim de garantir que os produtos sejam armazenados nas condições ideais para preservar sua qualidade e segurança por mais tempo.

Com o uso de câmaras frias, é possível reduzir o desperdício de alimentos e diminuir o custo de reposição de estoque. E isso é muito importante tanto para a economia quanto para a saúde dos consumidores.

Qual a função do ventilador da condensadora da câmara fria?

Antes de iniciarmos o passo a passo para realizar a troca do ventilador da unidade condensadora da câmara fria, é importante explicarmos qual a função do ventilador.

O ventilador na condensadora da câmara fria é o responsável por ajudar a dissipar o calor removido do equipamento para o ambiente externo.

Quando o ar frio circula pela câmara, ele absorve o calor dos itens armazenados nela, aumentando a temperatura do ar. Esse ar quente é então sugado para a condensadora, onde o ventilador o sopra sobre as bobinas do condensador, que são projetadas para remover o calor do refrigerante.

A grande função do ventilador é que, ao soprar o ar ambiente sobre as bobinas do condensador, o ventilador ajuda a transferir o calor do refrigerante para o ambiente externo. O resultado disso será o refrigerante resfriado e podendo circular de volta para a câmara fria para continuar removendo calor.

Em uma explicação breve, pode se dizer que a função do ventilador na unidade condensadora da câmara fria é ajudar a dissipar o calor do sistema de refrigeração para o ambiente externo. Assim, permitindo que o refrigerante seja resfriado e circule de volta para a câmara fria para que continue seu processo de refrigeração para manter os itens armazenados em temperaturas adequadas.

Como trocar o ventilador da condensadora da câmara fria?

Então, para realizar a troca do ventilador da condensadora, é muito importante que você tome todos os cuidados necessários durante o serviço. Assim, você garante a sua segurança e também evita riscos de danificar o seu equipamento.

Para substituir o ventilador da condensadora, siga o passo a passo:

1. Desligue o disjuntor que alimenta a unidade condensadora e aguarde alguns minutos para que o sistema de refrigeração desligue completamente.

2. Remova a tampa ou proteção do ventilador da unidade condensadora, utilizando as ferramentas adequadas e com cuidado para não danificar nenhum item.

3. Desconecte os fios elétricos que alimentam o ventilador da unidade condensadora, identificando previamente as conexões corretas. É importante prestar atenção em cada posição dos fios para que eles sejam instalados exatamente no mesmo local referente no novo ventilador.

4. Remova o ventilador antigo, soltando os parafusos que o fixam na unidade condensadora. Novamente, cuidado para não comprometer engates e fixadores para que eles possam ser reutilizados no momento de prender novamente.

5. Instale o novo ventilador, fixando-o com os parafusos e conectando os fios elétricos nas conexões correspondentes.

6. Coloque a tampa ou proteção de volta na unidade condensadora.

7. Chegou a hora de conferir se deu certo. Ligue o disjuntor novamente e verifique se o novo ventilador está funcionando corretamente.

Lembre-se também

Vale ressaltar que cada modelo de unidade condensadora pode ter um procedimento específico para a troca do ventilador. Aliás, a realização dessa atividade sem o conhecimento adequado pode ser perigosa para o equipamento e para quem estiver realizando a troca. É sempre importante ler o manual do produto e ficar atento as características de cada modelo e fabricante.

Portanto, para um serviço de excelência, também é fundamental contar com ferramentas e equipamentos de qualidade para garantir um bom trabalho e ótimo desempenho. Na Frigelar, o técnico refrigerista pode encontrar as melhores opções para os seus serviços.

Então, gostou do conteúdo? Na Frigelar você encontra as melhores opções de ferramentas, peças e acessórios para os seus serviços. Confira o catálogo de ofertas no site, no APP Frigelar ou vá até a loja mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar