Válvula solenoide: Por que utilizar e quais as suas aplicações?

As válvulas solenoide são um tipo de válvula controlada eletronicamente que são usadas em diversos setores da indústria. Esse equipamento possui fácil operação, baixa manutenção e um design simples e compacto, além de serem conhecidas por sua confiabilidade e durabilidade. Mas afinal, o que é uma válvula solenoide e onde aplicar?

Saiba um pouco mais sobre as válvulas solenoide Danfoss, onde aplicar e as suas vantagens! Confira aqui no Blog do Seu Paschoal!

Funcionamento da válvula solenoide

As válvulas solenoide são compostas por uma bobina, que quando energizada, cria um campo magnético. Esse campo magnético atrai um núcleo móvel dentro da válvula, que por sua vez, abre ou fecha a passagem de líquido ou gás. O fluxo de líquido ou gás é controlado pela posição do núcleo móvel.

Essas válvulas são usadas para controlar fluidos em sistemas hidráulicos e pneumáticos, e em diversas outras aplicações, como em sistemas de irrigação, sistemas de ar condicionado e refrigeração, e em processos industriais que exigem controle preciso de fluxo.

Por que utilizar uma válvula solenoide Danfoss

As válvulas solenoides da marca Danfoss são conhecidas por sua qualidade e confiabilidade. Elas são projetadas para atender aos requisitos específicos de cada aplicação, desde sistemas de refrigeração e ar condicionado até aplicações em processos industriais.

Estão disponíveis em diversas configurações, tais como: normalmente fechadas, normalmente abertas, direcionais e proporcionais, e são fabricadas com materiais de alta qualidade, como aço inoxidável, bronze e latão.

Uma das principais características das válvulas solenoides da Danfoss é sua eficiência energética. Elas são projetadas para minimizar o consumo de energia, o que pode resultar em economias significativas de energia e custos operacionais.

As válvulas solenoides da Danfoss também são conhecidas por sua durabilidade e confiabilidade. Elas são projetadas para suportar condições extremas, como altas temperaturas e pressões, e oferecem uma longa vida útil.

Quais as suas vantagens?

Confira na Frigelar: Válvula Solenóide Danfoss 3/8 Solda Sem Bobina

As válvulas solenoides oferecem várias vantagens em relação a outras opções de válvulas. Sendo uma escolha popular em muitas aplicações industriais e comerciais. Algumas das vantagens incluem:

Controle preciso: as válvulas solenoides permitem um controle preciso do fluxo de líquido ou gás em um sistema. Como são controladas eletronicamente, podem ser ajustadas instantaneamente, oferecendo uma resposta rápida a alterações no sistema.

Fácil operação: as válvulas solenoides são fáceis de operar e podem ser controladas remotamente. Isso permite um maior controle sobre o sistema e a capacidade de ajustar as configurações de forma rápida e fácil.

Design compacto: as válvulas solenoides são projetadas para serem compactas e leves, tornando-as ideais para uso em sistemas com espaço limitado.

Baixa manutenção: as válvulas solenoides são conhecidas por sua confiabilidade e durabilidade, exigindo pouco ou nenhum tipo de manutenção.

Mas onde aplicar as válvulas solenoides?

As válvulas solenoides são ótimas opções que podem ser utilizadas em uma variedade de aplicações. Assim, em diferentes situações elas oferecem controle preciso, fácil operação, design compacto e baixa manutenção. Elas podem ser aplicadas em locais como:

Sistemas de irrigação: as válvulas solenoides são usadas para controlar o fluxo de água em sistemas de irrigação.

Sistemas de refrigeração e ar-condicionado: as válvulas solenoides são usadas para controlar o fluxo de refrigerante em sistemas de refrigeração e ar condicionado.

Processos industriais: as válvulas solenoides são usadas para controlar o fluxo de líquidos e gases em processos industriais, como controle de pressão em linhas de produção.

Automação industrial: as válvulas solenoides são usadas em sistemas de automação industrial para controlar o fluxo de líquidos e gases.

Vale a pena investir nesse equipamento?

Em resumo, as válvulas solenoides da Danfoss são uma escolha confiável e de alta qualidade para o controle de fluidos em uma variedade de aplicações. Com sua reputação de qualidade e inovação, a Danfoss é a empresa parceira da Frigelar e uma das principais fornecedoras de válvulas solenoides do mundo. Assim, oferecem soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Vale lembrar, que você também pode adquirir separadamente a bobina para válvula solenoide com caixa terminal.. Confira: Bobina Válvula Solenoide Caixa Terminal com entrada p/ Cabo

Portanto, a Frigelar é o lugar certo para você encontrar as melhores opções em ferramentas, peças e acessórios. Confira as ofertas no site, no APP Frigelar ou na loja física mais próxima de você.

Acompanhe a Frigelar