Refrigeração comercial: entenda como identificar defeitos e reparar os pressostatos

Responsável por manter a pressão dentro dos níveis considerados satisfatórios para o bom funcionamento de um sistema de frio, os pressostatos têm uma importante função, sobretudo nos equipamentos instalados em bares, padarias, supermercados e outros comércios. Hoje vamos recordar o conceito, identificação de defeitos e a reposição deste importante dispositivo. 

Primeiramente, não custa relembrar que, no ciclo de refrigeração básico, o bom funcionamento de tudo depende da correta divisão da pressão. O compressor tem como principal função movimentar o fluido refrigerante por todo o circuito frigorífico, aumentando a pressão desse fluido para que o calor possa ser dissipado no condensador. Cumprir tal tarefa requer que o equipamento esteja com uma temperatura acima da externa. 

Já no evaporador ocorre o contrário: o fluido refrigerante necessita estar com uma temperatura mais baixa. “O compressor succiona, comprime e descarrega o fluido refrigerante, elevando sua pressão. Enquanto isso, o condensador troca calor com a finalidade de dissipá-lo e o dispositivo de expansão realiza uma queda brusca da pressão”, ensina Alberto Paes, professor da área de refrigeração do SENAI. Ele lembra ainda que o evaporador também troca calor com a finalidade de absorvê-lo, cabendo ao fluido refrigerante transportar todo este ar quente.  

Leia também: Saiba como fazer a troca de um compressor com inversor de frequência

Pressostato em ação

Dispositivo eletromecânico, o pressostato desliga o compressor quando as pressões ficam fora da faixa ideal. Também é responsável por preservar a segurança do conjunto, ao controlar capacidade, degelo, recolhimento de fluido (pump down) e, ainda, a condensação.

Conforme Paes observa, são utilizados na refrigeração, sobretudo a comercial, pressostatos de alta e de baixa pressão, tipo fixo (cartucho, “cebolinha”, mini pressostato) ou ajustável (regulável). “Os pressostatos fixos são fabricados com valores de pressão para ligar e desligar o compressor já pré-determinado, isto é, as pressões de atuação para desarme e rearme já vêm estabelecidos no dispositivo sem a possibilidade de alterações”, complementa o professor. 

E os ajustáveis? Bem, segundo Alberto Paes, eles vêm com regulagem de setup para as pressões de desarme e rearme.  “Mas ambos trabalham, basicamente, com o mesmo mecanismo, onde a movimentação do diafragma varia conforme a pressão, fazendo com que contatos elétricos sejam acionados para o desligamento ou acionamento do compressor e do ventilador”, acentua.

Manutenção de pressostatos

Os pressostatos são instalados no sistema frigorífico nas linhas de sucção (baixa pressão) e descarga (alta pressão). Para verificar seu funcionamento, podemos simular um aumento ou redução da pressão.

Com a utilização de um multímetro na escala de continuidade, o refrigerista consegue medir os contatos para verificar a abertura e o fechamento desses componentes. Os pressostatos fixos são dispositivos herméticos.  Sendo assim, uma vez constatado defeito, deve-se  substituí-lo. 

Caso seja rosqueável, sua troca fica mais simples, mas nos modelos soldados, requer recolhimento do fluido refrigerante. Já os modelos com regulagem têm peças como molas, parafusos e contatos, mas os fabricantes não fornecem peças para essa reposição, que muitas vezes também demanda substituição do fluido. Na refrigeração comercial (balcões, câmaras, racks), dependendo do modelo do compressor, esse dispositivo pode ser instalado em válvulas com registro para facilitar a substituição. 

E vale lembrar: não podemos esquecer dos pressostatos de óleo aplicados a compressores que têm lubrificação forçada em suas partes mecânicas, onde manter a pressão sob controle também faz toda a diferença. 

E aí, reciclou seu conhecimento sobre pressostatos? Esse componente dos circuitos de frio merece mesmo a máxima atenção.

Veja: O compressor do ar-condicionado não desliga? Entenda o que pode estar causando esse problema