Conheça a norma internacional do nosso setor

Certamente, você já ouviu falar na ISO 9001, muito utilizada pelas empresas de serviço. Pois fique sabendo que existe uma norma feita sob medida pra nós, referente a manutenção e reparo de equipamentos de refrigeração. Estou falando da ISO 5149-1:2014, cujo tema é “Sistemas de Refrigeração e Bombas de Calor – requisitos ambientais e de segurança”.

Além de recomendações sobre a coisa certa a fazer em cada etapa do nosso trabalho, a norma fala sobre recuperação, reutilização e descarte correto de todos os tipos de fluidos refrigerantes, óleos lubrificantes, sistemas de refrigeração, peças e componentes.

No capítulo que define o perfil do refrigerista, ela diz que o profissional deve conhecer os requisitos de inspeção; dominar o funcionamento, a operação e o monitoramento dos sistemas; e saber o processo de troca de fluido refrigerante, observando sempre as boas práticas ecológicas e de segurança.

Outra recomendação da norma – publicada em substituição a uma de 1993 – é que todo sistema de refrigeração tenha um livro para o registro das manutenções e reparos realizados, incluindo cargas de fluido e a substituição de partes.

Finalmente, ela detalha o que fazer ao término da vida útil de todos os itens de um sistema de frio, para que eles sejam recuperados, reutilizados ou destinados conforme a regulamentação de cada país.

No caso dos fluidos refrigerantes, a ISO 5149-1:2014 frisa que profissionais como nós devem seguir os processos adequados de manuseio e armazenamento, bem como garantir os testes necessários antes de sua reutilização.