Certamente, você já ouviu falar na ISO 9001, muito utilizada pelas empresas de serviço. Pois fique sabendo que existe uma norma feita sob medida pra nós, referente a manutenção e reparo de equipamentos de refrigeração. Estou falando da ISO 5149-1:2014, cujo tema é “Sistemas de Refrigeração e Bombas de Calor – requisitos ambientais e de segurança”.

Além de recomendações sobre a coisa certa a fazer em cada etapa do nosso trabalho, a norma fala sobre recuperação, reutilização e descarte correto de todos os tipos de fluidos refrigerantes, óleos lubrificantes, sistemas de refrigeração, peças e componentes.

No capítulo que define o perfil do refrigerista, ela diz que o profissional deve conhecer os requisitos de inspeção; dominar o funcionamento, a operação e o monitoramento dos sistemas; e saber o processo de troca de fluido refrigerante, observando sempre as boas práticas ecológicas e de segurança.

Outra recomendação da norma – publicada em substituição a uma de 1993 – é que todo sistema de refrigeração tenha um livro para o registro das manutenções e reparos realizados, incluindo cargas de fluido e a substituição de partes.

Finalmente, ela detalha o que fazer ao término da vida útil de todos os itens de um sistema de frio, para que eles sejam recuperados, reutilizados ou destinados conforme a regulamentação de cada país.

No caso dos fluidos refrigerantes, a ISO 5149-1:2014 frisa que profissionais como nós devem seguir os processos adequados de manuseio e armazenamento, bem como garantir os testes necessários antes de sua reutilização.