Ar-condicionado também pode economizar no inverno

A gente sabe muito bem que o valor da conta de luz sobe na mesma proporção da queda da temperatura. É lógico, todo mundo usa mais o chuveiro no quente, aquecedores e, claro, o ar-condicionado. Pois é justamente aí que entra o nosso trabalho, para evitar ao máximo um aumento de consumo, além do normalmente esperado durante o inverno.

O ideal, cá entre nós, seria os próprios imóveis serem construídos pensando em coisas assim, isto é, com bons materiais isolantes nas paredes e tetos e vidros duplos, por exemplo, como forma de reter melhor a temperatura obtida pela climatização dos diferentes ambientes da casa ou apartamento.

Mas nem sempre isso acontece e o negócio é fazer a nossa parte ao ajustar o termostato para as condições de conforto mais próximas da temperatura externa, que, segundo especialistas, deve ficar entre 19°C e 21ºC nas estações mais frias.

Igualmente importante é a manutenção correta e constante das máquinas, providenciando a limpeza de filtros, serpentinas e outros componentes vitais, um trabalho mais abrangente quando se tratam de instalações maiores, para as quais, inclusive, vigora desde janeiro uma lei obrigando a realização do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).