Internet das coisas, você ainda vai lidar com ela
Nunca as previsões futurísticas de filmes e desenhos estiveram tão próximas de virar realidade
Você já ouviu falar em internet das coisas? Se não, saiba que ela vem chegando de mansinho em nossas vidas para transformar como vivemos, nos relacionamos, divertimos, estudamos e, claro, trabalhamos. Nosso setor, por sinal, tende a ser um dos mais influenciados por esta tendência.
Mas afinal, do que se trata tudo isto? Internet das coisas ou IoT é o termo usado em referência à ligação crescente entre os mundos real e digital, formando com isto uma grande rede de conectividade.
Neste novo mundo, as informações não serão trocadas apenas entre os usuários da internet, mas também entre essas pessoas e os próprios objetos.
Toda essa tecnologia envolve eletrodomésticos, roupas, sapatos, acessórios e aparelhos de TV, meios de transporte, smartphones e computadores, por exemplo.
Com a ajuda de softwares e sensores inteligentes, coisas assim passam a transmitir dados para uma rede, que, além de viabilizar a conexão, permite a análise de ambientes e comportamentos e a identificação de padrões para tornar os processos inteligentes.
Mas não pense que estou falando de um conceito futurístico e distante, pois a cada dia aumenta a presença de objetos conectados nas casas, empresas e cidades, alterando a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor.
O universo da refrigeração também está sendo bastante impactado. Temos à nossa disposição equipamentos de ar-condicionado com conexão de internet, que permitem configuração e programação a distância, via celular; o monitoramento da temperatura ambiente, do consumo de energia em tempo real, e por aí vai.
A um passo da massificação também estão tecnologias que permitem a otimização e o controle da climatização de acordo com o número de pessoas em um ambiente, definindo o liga-desliga dos aparelhos, conforme o movimento de pessoas no local.
Com a crescente demanda por monitoramento remoto em nosso segmento e ainda o aumento das exigências de qualidade, a IoT fará parte da nossa rotina e se transformará em uma aliada, já que toda essa conexão permite a criação de um grande banco de dados que pode auxiliar no gerenciamento da manutenção dos aparelhos, nas tomadas de decisão, na identificação de problemas e solicitação de reparos.
Dessa forma, aboliremos da nossa rotina tarefas como a verificação manual, ganhando o tempo que gastaríamos para encontrar defeitos e até mesmo com deslocamentos desnecessários.
Portanto, meu amigo, abrace essa nova realidade, estude e esteja sempre atento às novidades, não apenas do nosso segmento, mas também dos demais.
Afinal, a conectividade é ampla e irrestrita e um caminho sem volta. Faça desse novo cenário uma grande oportunidade para crescer pessoal e profissionalmente, bem como para dar um novo impulso ao seu negócio.