Profissional se atualiza sobre suportes na Febrava

Se você pretende ir à Febrava, é bom preparar antes um roteiro dos estandes que não podem deixar de ser visitados, em cada área fundamental do nosso trabalho.

Para ficar por dentro das últimas novidades em suportes para unidades condensadoras e evaporadoras, por exemplo, é obrigatório dar uma passada pelo estande I-90. É lá que está a EOS, empresa do grupo Frigelar que desenvolve suportes de todos os tipos, com diferentes modelos de ar-condicionado para cada aplicação.

Ao visitá-la no maior evento do HVAC-R na América Latina, você vai ficar sabendo, por exemplo, que os suportes expostos a sol e chuva recebem na fábrica pintura eletrostática poliéster, ao contrário do normalmente encontrado no mercado com pintura híbrida, indicada apenas para os interiores.

Tem ainda os suportes galvanizados a fogo, cujo tratamento a zinco impede o ataque da corrosão ao aço carbono, que é a alma do suporte, garantindo com isso vida útil superior.

Estande da EOS Suportes - Frigelar na Febrava 2017
Estande da EOS Suportes na Febrava 2017

Já para as regiões litorâneas o material usado é o aço inox 304, que por conter baixíssimo teor de carbono em sua liga, jamais enferrujará. Os parafusos, porcas e arruelas para fixação das condensadoras são do mesmo material.

A espessura das chapas é outro ponto que vale a pena analisar na hora de comprar suportes. Para se ter uma ideia da importância que isso tem, o suporte para uma máquina de 12 mil BTU/h, que pesa em torno de 35 quilos, no teste do Inmetro feito pela EOS resistiu a 250 quilos, uma sobra de capacidade para deixar qualquer instalador mais do que tranquilo.

Embalagem também faz a diferença neste campo. Afinal, quem é que não gosta de acondicionar os equipamentos para o transporte de forma confortável e protegido de danos na pintura? É pensando nisso que o pessoal da EOS embala seus produtos em caixas mais encorpadas, de papelão duplo.

Bem, o negócio é você ir ao São Paulo Expo e ver de perto tudo isso e muito mais.

EOS Suportes na Febrava
Suportes para ar-condicionado da marca EOS são um dos destaques da 20ª Febrava