Recolha fluido refrigerante bem equipado

Existem pelo menos três bons motivos para você fazer o recolhimento de fluido refrigerante com todas as ferramentas e instrumentos necessários: realizar um trabalho de boa qualidade, preservar o meio ambiente e resguardar sua própria integridade física.

Portanto, nunca é demais relembrar o kit básico a ser usado nessa operação, a começar pelos equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs. Neste caso, estamos falando de óculos, luvas, calça longa e blusa de manga comprida.

Em se tratando de fluido refrigerante inflamável, é importante também usar jaleco antichamas. E se for trabalhar com substância tóxica, como a amônia, roupas e máscaras especiais são fundamentais, além de muito treinamento e capacitação profissional.

Agora, vamos à lista de ferramentas essenciais para a realização deste serviço: bomba de vácuo, manômetro, máquina recolhedora/recicladora, garrafa, detector de fluidos refrigerantes, balança, bomba injetora de óleo, adaptadores de 1/4 e 5/16, saca pino, vacuômetro, equipamento de solda, kit redutor de pressão para nitrogênio e garrafa de nitrogênio.

Embora alguns desses itens já estejam disponíveis no mercado em versão digital, os aparelhos analógicos são igualmente válidos.

Ah, e não se esqueça de levar sempre com você o mais importante, que é a consciência ecológica para jamais liberar na atmosfera substâncias nocivas à camada de ozônio ou que contribuam para o aumento do efeito estufa, como o R-22, o R-134a e outros fluidos refrigerantes à base de hidroclorofluorcabonos (HCFCs) e hidrofluorcarbonos (HFCs).

Por isso, antes fazer a carga de refrigerante, é sempre fundamental verificar se há vazamentos na tubulação ou em outras partes do sistema de refrigeração. Se houver pontos de escape, eles devem ser soldados ou selados com algum tapa fugas de qualidade.

Bem, agora que você está atualizado acerca destas ferramentas apropriadas, só resta lhe desejar bom trabalho.

E se você quiser saber mais sobre este assunto, recomendo a leitura do artigo “Procedimento de carga de refrigerantes”, do coordenador de engenharia de aplicação da Heatcraft, Alonso Amor, no Portal Resfriando.

Aqui também no meu blog tem vários artigos sobre este tema. Até mais!Vacuômetro e balanças digitais EOS - Frigelar