Finalmente, mercado aquecido

Mesmo com temperaturas mais amenas do que em anos anteriores, o verão começou bem para nós, refrigeristas.

Um dos motivos para isso é a Lei 13.589/2018, que tornou obrigatória a realização do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para o ar-condicionado de todos os edifícios de uso público e coletivo.

Quem está sentindo essa realidade de perto, por exemplo, são nossos colegas Sidnei da Silva e Jocimar Leite da Silva, que trabalham na Summer Cool Instalação e Manutenção de Ar.

Pelo menos três vezes por semana eles saem de sua empresa, no vizinho bairro do Carrão, em São Paulo, para comprar peças e materiais na Frigelar do Tatuapé, loja onde nos encontramos na semana passada e aproveitamos para colocar a conversa em dia.

Refrigerista Jocimar da Silva
Cliente fiel da Frigelar, Jocimar da Silva está ansioso para ganhar sua cervejeira na promoção Verão Frigelada, que vai sortear um aparelho entre os clientes de cada loja participante em 31 de março

Nesse bate-papo, fiquei sabendo que muitos usuários estão preocupados com a nova legislação e as pesadas multas previstas para os seus infratores.

Segundo Jocimar, isso tem gerado um certo excesso de zelo, como o do cliente que pediu um Relatório Técnico (RT) assinado por um engenheiro para apenas um ar-condicionado split de 9 mil BTU/h instalado, quer dizer, bem abaixo dos 60 mil BTU/h (5 TR) previstos pela legislação do PMOC.

Com 23 anos de experiência na área e diversos cursos realizados no Senai Ipiranga, Sidnei cita como outro caso do gênero o de um dentista que pediu um PMOC para as duas máquinas instaladas em seu consultório.

Para Jocimar, que está no setor desde 2001 e também passou fez diversos cursos na Escola Senai “Oscar Rodrigues Alves”, as coisas mudaram bastante no mercado, e hoje muitos pedreiros e eletricistas se aventuram a mexer com ar-condicionado.

Refrigerista Sidnei da Silva na Frigelar
Para o técnico Sidnei da Silva, as promoções da Frigelar são excelentes para os profissionais do setor

No entanto, para quem trabalha direito não falta serviço, como demonstra a agenda lotada dos dois neste verão, envolvendo a instalação e manutenção de splits e sistemas VRF.

E como parceiros da Frigelar, ambos também estão ansiosos em relação à promoção Verão Frigelada, que vai sortear uma cervejeira entre os clientes de cada loja participante, e ao Programa de Incentivo Fujitsu, que está bonificando os colegas que recomendam as condensadoras da marca japonesa aos consumidores.

“Para nós, estas promoções são excelentes. A Frigelar está de parabéns”, arremata Sidnei.