Honeywell desenvolve substituto não inflamável para o R-410A

Você que gosta de saber com antecedência as novidades a caminho do mercado, anote esta em sua agenda: está previsto para 2019 o lançamento do Solstice N41, fluido refrigerante substituto do R-410A, desenvolvido pela Honeywell nos Estados Unidos.

Indicado para sistemas estacionários de ar-condicionado, o produto tem como pontos fortes um potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) 65% menor que o do seu antecessor, além de não ser inflamável e ajudar o sistema a economizar energia.

Outra vantagem destacada pelo fabricante diz respeito ao baixo custo do retrofit, pois a adoção deste fluido requer mudanças mínimas no equipamento que vai recebê-lo e nenhum treinamento especial por parte dos técnicos de instalação e reparo.

Com o nome provisório de R-466A e classificação de segurança A1 conferida pela Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae), o Solstice N41 tem tudo para se tornar o próximo grande avanço global na área de refrigerantes.

Essa expectativa é da própria Honeywell e deve-se ao fato de todas as alternativas anteriores ao R-410A serem inflamáveis, exigindo, por isso, trabalhosas alterações nos padrões de segurança e códigos de construção.